Sedã do C3 chega até 2022 ao Brasil

Três-volumes compacto da Citroën é registrado no INPI. Base servirá ainda a um hatch e a um SUV

  1. Home
  2. Segredos
  3. Sedã do C3 chega até 2022 ao Brasil
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A linha da Citroën no Brasil tem ficado muito enxuta, como você conferiu aqui no WM1, mas não por muito tempo. A marca francesa vai concentrar esforços no segmento de compactos, após o fim da importação do C4 Lounge e o possível término de produção do C3 e do Aircross. A empresa registrou a patente do sedã do C3 no INPI e prepara o lançamento do carro para 2022.

Citroën C3l Chinês (1)
Sedã do C3 chinês tem porte de VW Virtus e Fiat Cronos
Crédito: Divulgação
toggle button

O sedã do C3 poderá herdar o sobrenome Lounge e será a versão brasileira do futuro modelo indiano - o desenho será inspirado no do C3L chinês. Com 4,50 metros de comprimento e 2,65 de entre-eixos, seria a opção para brigar com os tais compactos premium, como VW Virtus, Fiat Cronos e Honda City. O porta-malas, contudo, é o grande diferencial: 627 litros, segundo o site chinês da marca.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Antes do sedã, contudo, a linha começará a ser renovada com um SUV pequeno baseado no chinês C3 XR para brigar na base do segmento (Ford EcoSPort, VW Nivus, futuro SUV do Argo etc). A plataforma é uma variante simplificada e voltada para países emergentes da arquitetura modular CMP, que hoje já serve ao novo Peugeot 208.

Citroën C3 XR chinês servirá de inspiração para o futuro SUV compacto da marca francesa
Crédito: Divulgação
toggle button

Essa arquitetura mais "barata" será inaugurada pela Citroën indiana, que inicia as operações oficialmente no país asiático em 2021. Desta plataforma, para o Brasil, ainda sairão o novo C3 hatch "civil". Quanto aos motores, há chances de a linha usar o 1.2 Puretech em uma versão turbinada.

Curiosamente, a Citroën e sua parceira Peugeot já tiveram uma oportunidade de vender por aqui uma linha de sedãs com a proposta de mais espaço, porta-malas grande e mais equipamentos. No início dos anos 2010, a PSA apresentou os modelos C-Elysée e 301 para mercados emergentes (os dois são vendidos em países da América do Sul). Um executivo da holding, inclusive, confirmou a venda do 301 por aqui, mas os planos mudaram...

Citroën C3L chinês tem porta-malas gigante com mais de 600 litros
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge