Subaru testa SUV híbrido no Brasil

Utilitário esportivo XV é flagrado em versão eletrificada. Modelo passará por processo de homologação

  1. Home
  2. Segredos
  3. Subaru testa SUV híbrido no Brasil
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Subaru é um fabricante bem tímido no Brasil, mas mesmo assim está de olho em surfar na onda da eletrificação. A montadora trouxe uma unidade do XV em versão híbrida para ser homologada no país. Pelos planos do Grupo Caoa, importador da marca japonesa, a ideia é lançar o SUV híbrido em 2022.

Subaru Xv E Power Suv Híbrido Em Testes No Brasil (2)
Subaru XV e-Boxer: SUV híbrido desembarca no Brasil para testes e processo de homologação
Crédito: Reprodução Whats APP
toggle button

As fotos são de autoria desconhecida, mas correram pelas redes sociais. Nas imagens é possível ver o nome da configuração e-Boxer do XV, que aparece em uma unidade sem placa. Trata-se do nome do sistema híbrido desenvolvido pela marca asiática.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O SUV híbrido usa o motor 2.0 quatro cilindros a gasolina, aspirado e com injeção direta. Na Europa, este propulsor gera 150 cv de potência e torque máximo de 19,8 kgf.m a 4.000 rpm. O carro trabalha com uma pequena unidade elétrica, com 16 cv e 6,7 kgf.m, alimentada por baterias de lítio. Como em todo Subaru, a tração é integral, com a força transmitida pelo câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.

O SUV híbrido usa tração integral como reza a cartilha da marca japonesa
Crédito: Reprodução Whats APP
toggle button

Neste caso, é o chamado híbrido-leve: o motor elétrico funciona como gerador, para ajudar na movimentação do SUV híbrido em situações pontuais, como acelerações e retomadas. De acordo com o fabricante, o XV e-Boxer faz o 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Já o consumo combinado (cidade e estrada) fica em 15,3 km/l, pelos padrões europeus.

Homologação do Subaru XV

Sistema e-Boxer é o nome do conjunto híbrido onde o motor elétrico funciona como um gerador
Crédito: Reprodução Whats App
toggle button

O WM1 falou com fontes ligadas ao Grupo Caoa que confirmaram que o SUV híbrido está no Brasil para avaliações e que passará por processo de homologação. O grande desafio será o preço. O XV puramente a combustão, hoje, custa R$ 163.900 em versão única. A configuração e-Boxer, aqui, não sairia por menos de R$ 250 mil. Procurada, a empresa não tinha dado um posicionamento até o fechamento desta reportagem.

Colaborou Fabio Perrotta Junior

Na Europa, o SUV híbrido faz médias combinadas de consumo acima dos 15 km/l
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários