O SUV do Argo foi assunto na noite desta terça-feira (2) após anúncio no BBB, o maior reality show da televisão brasileira. Na ocasião, a marca confirmou, por meio de um hotsite dedicado ao lançamento, que o novo modelo será um dos prêmios do grande vencedor do programa. Mas o que já sabemos sobre esse carro?
Por ora, a única nomenclatura revelada foi "Progetto 363" (Projeto, em italiano). O 363 representa a fileira de linha de montagem do carro na fábrica de Betim (MG). O que sabemos, por enquanto, é que o modelo será feito sobre a mesma plataforma do Argo (conhecida pela sigla MP1) e deverá contar com motor 1.0 turbo de três cilindros (com 12 válvulas e não 6, como acontece na versão aspirada).
Estimativas do ano passado davam conta de que o pequeno utilitário custaria entre R$ 75 mil e R$ 90 mil, mas com a variação cambial nesse período os novos valores devem ficar entre R$ 85 mil e R$ 105 mil - próximo do que hoje é cobrado pelo Volkswagen Nivus, certamente seu maior rival no mercado brasileiro.
Mas note que os valores não podem "entrar" muito no que hoje é cobrado pelo Jeep Renegade (de R$ 86.039 a R$ 130.691, embora a versão mais emplacada não custe menos de R$ 100 mil), até para que não se crie a famosa canibalização dentro da gama de produtos da FCA.
Na prática, portanto, o SUV do Argo será um crossover ligeiramente menor do que os tradicionais SUVs compactos (como Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta etc.) e, ao lado do carro acupezado da Volks, deve dar origem a um novo segmento no Brasil - que deve ser recheado de novos competidores ao longo dos próximos anos.
O SUV do Argo roda em testes pelo país antes de ser mostrado oficialmente, como mostra o flagra de Rafael Schmidt, e será mais um carro com motor turbo. O 1.0 Firefly de três cilindros e 6 válvulas - que hoje equipa Uno, Mobi e Argo - deve receber recalibrações para receber o dobro de válvulas e a turbina. A potência estimada é de 125 cv a 130 cv.
Esse propulsor turbinado seria utilizado pelas versões mais caras. Nas de entrada, o modelo deve utilizar o mesmo 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgf.m de torque de Argo, Cronos e da nova Strada. Com essa escolha de motores, portanto, o carro deve oferecer câmbio manual de cinco marchas nas configurações iniciais e o tão aguardado (e inédito) automático, do tipo CVT, nas demais variantes.
Importante destacar que esse motor 1.3 aspirado, no entanto, é diferente do 1.3 Firefly turbo que será utilizado em breve pela Fiat Toro - ele aposenta de vez o 1.8 E.torQ e terá potência na casa dos 170 cv - e por alguns modelos da Jeep, como Renegade e Compass. Mas os entusiastas podem até sonhar com uma futura versão HGT do denominado Progetto 363 equipada com esta opção mais poderosa.
Acesse o site oficial do Progetto 363 e veja que por ora não há como conhecer o visual do modelo. O endereço, por enquanto, só mostra um vídeo que funciona como introdução a uma websérie e convida clientes a escolherem qual serão os temas dos próximos capítulos: segurança e robustez; design; performance ou conectividade. O próximo vídeo sai no dia 13 de março.
No vídeo já revelado, a Fiat afirma que o novo carro é uma mistura entre "projeto" e "progetto", pois destaca o fato de o modelo ter DNA brasileiro e italiano. "Usamos o que aprendemos com os clientes para criar esse novo automóvel", reforça o conteúdo publicado pela fabricante.
Curioso é que em vários momentos do vídeo (confira abaixo) o conceito Fastback (SUV da Toro mostrado no Salão do Automóvel de 2018) e nova geração da picape Strada aparecem constantemente, o que insinua que o 363 possa ter uma ligação com esses modelos na questão de aparência.