Este é o Volkswagen Virtus 2023. A apresentação regional do modelo reestilizado na Índia adianta um pouco de como poderá ser o novo visual do sedã compacto vendido no Brasil desde o início de 2018, prevista para o segundo semestre. O Virtus, vale lembrar, nasceu de um projeto brasileiro.
Mesmo assim, a estreia de agora na Índia - onde o sedã começa a ser vendido nos próximos meses - reforça que o "nosso" Virtus deverá ser inspirado no de lá, já que a empresa confirmou que o mesmo modelo que vemos aqui será vendido em mais de 25 países. Se não for igual, terá desenho muito parecido. Nós apostamos em pequenos ajustes.
Note pelas imagens que o sedã ganhou uma pegada mais esportiva lá na Índia - e até uma versão com esse jeitão, batizada de GT. Vamos começar pela dianteira, que recebeu uma grade mais fina, com dois filetes cromados, sendo que um tem função luminosa de DRL - assim como o Volkswagen Taos.
O para-choques, na parte inferior, é a parte mais diferente, com estilo parecido com o do Jetta nos Estados Unidos, que também é todo "ligado" por um filete cromado que nasce nos faróis de neblina, que estão maiores e mais verticalizados. Repare como esse desenho passa a sensação de que o carro ficou mais largo.
A lateral e a traseira mudaram menos, mas houve um trabalho feito nas lanternas, que ganharam um torque mais tuning. E na versão GT, que ainda não sabemos se será oferecida no Brasil - até porque aqui temos a configuração GTS, mais esportiva que a de lá -, o Virtus recebeu um pequeno spoiler sobre a tampa do porta-malas.
Por dentro, as mudanças são mínimas, mas há novidades, como o formato das saídas de ar (que são ligeiramente menores); novo desenho de volante; nova manopla de câmbio e comandos inéditos para os controles do ar-condicionado. O acabamento preto e vermelho por lá é exclusivo da versão GT, então pode ser que não tenhamos algo parecido por aqui.
O Virtus brasileiro deve manter as configurações equipadas com motor 1.0 ou 1.4 turbo (GTS). Na Índia, porém, a versão GT vem movida por um propulsor 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque, que tem os mesmos números que o conjunto de 1,4 litro do Virtus brasileiro, mas algumas tecnologias a mais, como um sistema de desativação de cilindro para redução de consumo.
Já as outras versões do sedã por lá - e por aqui- serão equipadas com o 1.0 turbo de 115 cv e 17,8 kgfm, que podem ser movidas por uma caixa de câmbio manual ou automática, ambas com seis marchas.
O Volkswagen Virtus 2023 será equipado com o quadro de instrumentos digital - que a VW chama de Active Info Display -; faróis de LED; controles eletrônicos de estabilidade e tração; teto solar; central multimídia com CarPlay e Android Auto sem fio; bancos dianteiros com ventilação e carregador de celular por indução - e essas novidades devem acompanhar a versão nacional.
Em termos de tamanho, nada muda - ao menos por aqui, já que na Índia o Virtus ganhou 7,9 cm a mais no comprimento e 3,5 cm de altura (chega a 4,56 m e 1,51 m, respectivamente) por ser feito sobre a plataforma MQB A0 In, desenvolvida pela Skoda. A mudança não alterou o porta-malas de 521 litros, que é o mesmo do modelo nacional.