O novo C3 já roda em fase avançada de testes no Brasil antes de sua estreia, no fim do ano. Um exemplar do hatch, devidamente camuflado, foi flagrado na ruas de Barra Mansa, cidade do sul fluminense próxima à fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real. O modelo é baseado em um projeto indiano que dará origem, ainda, a um jipinho e a um sedã.
As imagens foram feitas por Geraldo Carlos Francisco e publicadas pelo perfil @gessnermotors no Instagram. As fotos mostram o carro de perfil, com foco na parte da terceira coluna, e de traseira. Mas não se engane pela altura da caixa de roda: esse ainda não é o SUV do C3.
Isso porque essa nova geração do Citroën C3 será lançada aqui em outubro de 2021 na pegada do "hatch altinho". Meio fora de hora, é verdade, já que Volkswagen Fox, Renault Sandero e o falecido Chevrolet Agile foram beber nessa fonte nos anos 2000...
Como noticiamos aqui no WM1, esse nosso C3 indiano usa uma versão simplificada da arquitetura Common Modular Platform (CMP), que estreou com o novo Peugeot 208, agora produzido na Argentina. Desta base é que sairá o SUV compacto que ficará abaixo do C4 Cactus para brigar na base da categoria, mas que será lançado só em 2022 e com desenho inspirado no C3 XR chinês.
Ainda no ano que vem também surgirá o sedã desta plataforma - já registrado no Brasil. O carro vai beber na fonte do C3L, também chinês, e terá a missão de rivalizar com modelos como novo Nissan Versa, VW Virtus, Fiat Cronos, novo Honda City e Toyota Yaris Sedan.
Em termos mecânicos, a nova geração do Citroën C3 hatch brasileiro deve manter o conhecido motor 1.6 16V aspirado de até 118 cv. Devido a custos, há poucas chances de o carro usar uma variante turbinada do econômico motor 1.2 Puretech, que saiu de cena na própria linha do 208.
Bom lembrar que a PSA vive momento delicado com suas marcas no Brasil. A Citroën está com um portfólio enxuto e recentemente deixou de importar o sedã médio C4 Lounge da Argentina. E apesar de o fabricante garantir o contrário, o atual C3 e o Aircross desapareceram das concessionárias. Ou seja, até outubro a empresa terá como modelo único 0 km à venda no Brasil o SUV C4 Cactus.