Novo Volkswagen Gol deve ter cara de "mini-Tiguan"

Modelo está bem próximo de voltar ao mercado, como um SUV e não hatchback, e deve mesmo ser fabricado em Taubaté (SP)

  1. Home
  2. Segredos
  3. Novo Volkswagen Gol deve ter cara de "mini-Tiguan"
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Está cada vez mais próxima a volta do Volkswagen Gol ao mercado de carros zero-quilômetro brasileiro. Aqui no WM1, em fevereiro deste ano, mostramos quatro indícios sobre o retorno. E não paramos por aí.

Fomos apurar informações com fontes ligadas à Volks e em toda a cadeia de fornecedores. E temos a notícia de que o ressurgimento do carro mais emplacado por 26 anos (1987 a 2013) deverá acontecer no começo de 2025, já no primeiro semestre.

"O carro já está pronto e deve começar a rodar pela região de Taubaté, Campos do Jordão e pela rodovia Carvalho Pinto em breve", comentou uma das fontes. Internamente, o projeto é chamado de "246" e de "A0 SUV".

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Volkswagen Gol poderá voltar em 2025, mas o nome ainda está sendo debatido pela marca
Crédito: Reprodução/@instagram.com/kdesignag
toggle button

Mais infos sobre o novo Volkswagen Gol

O Volkswagen Gol - apesar de muita gente envolvida no projeto considerá-lo assim, o nome ainda não está de fato decidido, mas falaremos mais sobre isso no "pé" do texto - não será mais um hatch nos moldes de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, e sim um SUV subcompacto, menor que o já compacto Nivus.

Ou seja, deverá custar ainda menos que os atuais R$ 119.990 cobrados pela versão de entrada do Nivus, chamada Sense. Vale lembrar que, atualmente, a versão mais cara do SUV custa R$ 151.990.

A estimativa é de que o Gol deva chegar por valores próximos a R$ 100 mil - e "preencher" a lacuna de preços entre as versões mais caras do Polo (sem considerar a GTS) e a de entrada do Nivus.

Ou seja, o novo Volkswagen Gol será um SUV com preços entre R$ 100 mil e R$ 120 mil. Nessa faixa de preços, ele disputaria mercado contra Fiat Pulse e Renault Kardian, entre outros.

O futuro SUV da Volks será feito em Taubaté e compartilhará peças com Skoda Fabia, Nivus e muito mais
Crédito: Reprodução/@instagram.com/kdesignag
toggle button

Cara de Nivus? Não é bem assim...

"Esse Gol não vai ser uma espécie de mini-Nivus, e sim um carro com muita personalidade e ainda mais formação nacional. A ideia é voltar a vê-lo no topo dos rankings", garante uma outra fonte.

Visualmente, o carro deverá ter linha de cintura bem alta, como em um legítimo carro mais altinho, e inspiração em modelos mostrados recentemente lá fora, como a nova geração do SUV Tiguan.

Apesar de seguir a nova filosofia de design - que não é a mesma atualmente usada nos carros vendidos no Brasil -, algumas características devem ser iguais, até pela mesma cadeia de fornecedores.

Estruturalmente, o carro que nascerá do projeto "A0 SUV" será outro modelo da empresa feito sobre a estrutura modular MQB, que hoje faz praticamente todos os modelos da marca - menos as picapes Saveiro e Amarok.

Primo europeu

Formato de portas e outras chapas virão emprestados de um outro veículo do Grupo Volkswagen: o Skoda Fabia, um carro vendido na Europa que é praticamente "primo" do Polo. Isso deve acontecer justamente para que haja redução de custos.

A Volks, vale lembrar, anunciou investimento de R$ 16 bilhões no país no começo do ano para fazer 16 novos modelos até 2028. O novo Gol está entre eles.

Apesar das peças compartilhadas com o Fabia, outras partes devem ser divididas com atuais carros emplacados por aqui, como os faróis, que serão bem parecidos - ou iguais - com os do Nivus, embora com esperadas diferenciações no desenho do conjunto ótico.

A grade iluminada dianteira, que estreou no Taos e hoje também já está no Tiguan e também estará na futura Amarok, é outra novidade esperada. Mas somente nas versões mais caras, claro.

Atrás, espere por mais simplicidade do que se vê em Nivus, T-Cross e Taos. Mas é praticamente certo que o formato do desenho do novo Gol terá interligação entre as lanternas sobre a tampa do porta-malas. Nesse caso, porém, a peça não deverá ser iluminada.

Por dentro, haverá muita tecnologia nas versões mais caras, com quadro de instrumentos digital e VW Play, além de peças compartilhadas com modelos como Polo, Nivus e o novo T-Cross.

O painel do Nivus Sense pode nos mostrar algumas coisas sobre esse futuro modelo, como o volante
Crédito: Reprodução/Site da Volkswagen
toggle button

Qual será o motor do novo Volkswagen Gol?

Segundo uma de nossas fontes, essas são as informações com menos chance de mudanças, até pela gama atual de motores fabricada pela Volkswagen.

"O carro terá uns 12 cm a menos que o Nivus, entre-eixos igual e, certamente, o mesmo motor 1.0", nos garantiu uma fonte que trabalha na cadeia de produção de Taubaté.

Ou seja, se o Nivus atual tem 4,27 m de comprimento, espere por algo com cerca de 4,15 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos para o novo Volkswagen Gol.

O motor deverá ser o 1.0 da família TSI com as duas calibrações que existem hoje em dia: até 116 cv e 16,8 kgf.m de torque (etanol) nas versões mais simples; e até 128 cv e 20,4 kgf.m nas mais poderosas. O câmbio poderá ser manual ou automático, ambos com seis marchas.

Inicialmente, portanto, não há planos de hibridização.

E o nome?

A chance de "Gol" existe, mas a VW fez o registro de outras três nomenclaturas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): Tera, Therion e Hera.

O ponto é: a marca costuma usar nomes com a letra "T" para identificar seus SUVs, mas não fez isso com o Nivus - que é exatamente o que abre a chance de o nome desse projeto ser "Gol". Ou "Hera". Ou mesmo os demais nomes registrados.

E ainda é preciso lembrar que o projeto da picape intermediária que está sendo construído em São José dos Pinhais (PR) não garante que ela será chamada de "Tarok" - vale lembrar que o Taos era chamado de "Tarek" antes de nascer "Taos".

E aí, qual seu palpite, caro leitor? Qual seria sua decisão?

Comentários