Diferente do previsto inicialmente, o Volkswagen Gol não deve chegar a 2023. Há previsão de que, no segundo semestre deste ano, seja lançada a edição de despedida do longevo hatch da marca alemã. Assim, a Volks repetiria estratégia adotada pela Fiat na despedida do Uno, com a série especial Ciao.
O lançamento da edição especial está previsto para ocorrer entre agosto e novembro, de acordo com apuração do site Auto Segredos, primeiro a publicar a informação. A previsão inicial é de que a versão de despedida do Volkswagen Gol tenha apenas 1.000 unidades. E o preço deve superar a faixa dos R$ 100 mil, bem acima do valor do modelo comercializado atualmente.
O Gol completa 42 anos de história no mercado brasileiro em 2022 e soma mais de 8 milhões de unidades produzida. E foi líder de vendas entre 1987 e 2013 – em 2014 perdeu a coroa para o Fiat Palio, que foi sucedido pelo Chevrolet Onix. No ano passado, o hatch da Volkswagen saiu de linha na Argentina, após 30 anos e mais de 830 mil unidades vendidas. No país vizinho, o Gol foi líder de mercado por 17 anos.
Se a Volkswagen já definiu o nome da série de despedida do Gol, ainda não deixou vazar a informação. Mas já há alguns dados sobre o modelo. A motorização, por exemplo não deve ter qualquer alteração em relação ao Gol que está em linha. Será o propulsor 1.0 combinado a câmbio manual de cinco marchas, que entrega 84 cv de potência e 10,4 kgf.m de torque com etanol. E com gasolina: 75 cv e 9,7 kgf.m.
Visualmente o Volkswagen Gol de despedida deve receber adesivos de identificação e terá uma única cor a disposição. A lista de equipamentos deve ser bem ampla, e contemplar itens como vidros elétricos nas quatro portas, direção hidráulica, volante multifuncional, central multimídia, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado, entre outros.
Com a saída do VW Gol de linha, em 2023, o modelo de entrada será o Polo Track. O veículo será um dos novos modelos produzidos na plataforma MQB na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo. O caminho é o mesmo que o adotado na Argentina, onde o Polo foi anunciado como substituto do Gol no mês de janeiro.
Outra novidade que a Volkswagen deve apresentar em breve é o Projeto VW 246. O modelo é um pequeno SUV e deverá ocupar o posto de utilitário de entrada, posicionado abaixo de Nivus e T-Cross. Apontado diversas vezes como sucessor do Gol, o carro previsto inicialmente para 2024 não deve receber o nome do hatch – por uma questão de marketing, e um indicativo disso é a própria é a série de despedida do hatch.