Em junho o WM1 deu o spoiler: a Honda prepara um novo SUV compacto para concorrer na base do mercado e substituir o WR-V. Em agosto, executivos da marca japonesa confirmaram as informações e agora o teaser deste modelo acaba de ser revelado na Ásia.
O futuro crossover da marca japonesa é baseado na nova geração do City, que será lançada no Brasil até dezembro. Esta linha compacta da Honda aqui no Brasil será toda renovada. Além do sedã, que chega ainda este ano, teremos o hatch até março de 2022 para o lugar do Fit e este jipinho misterioso para substituir o WR-V - vale lembrar que o novo HR-V cresceu e atuará no segmento de médios.
Este novo SUV de entrada da Honda será maior que o WR-V e promete ser mais do que um City bombado, apesar de usar a mesma plataforma. Deve ter aproximadamente 4,20 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos.
Os motores serão os mesmos da renovada família City que chegará ao Brasil. Trata-se do 1.5 aspirado com injeção direta e potência acima dos 120 cv. O que apuramos é que dificilmente esse novo SUV de entrada da Honda terá câmbio que não seja o automático do tipo CVT.
Desta forma, a renovada linha de produtos da Honda no Brasil vai se desenhando. O City será lançado este ano para brigar com VW Virtus, Fiat Cronos e Toyota Yaris Sedan. No primeiro trimestre de 2022 é aguardado o City hatch (foto acima) para disputar espaço com Chevrolet Onix, VW Polo, Fiat Argo, Hyundai HB20, novo Citroën C3 e Toyota Yaris.
Em meados do ano que vem será a vez do HR-V, agora rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos. O novo SUV de entrada da Honda ficaria para entre fim de 2022 e início de 2023. A estratégia da marca é ter um modelo que possa brigar (em preço) desde com Fiat Pulse, Renault Duster e Hyundai Creta, até VW Nivus, Nissan Kicks, Jeep Renegade, além dos futuros SUVs pequenos da Toyota, Peugeot e Citroën.