Uma coisa é fato: os carros modernos estão cada vez mais conectados a sistemas digitais - que exigem atualizações praticamente diárias. Por conta disso, a BMW do Brasil anunciou que, a partir de agora, seus clientes irão receber atualizações automáticas em seus carros sem precisar sair de casa.
Chamado de Remote Software Upgrade (RSU), o sistema de atualização remota da BMW, utiliza a internet embarcada dos automóveis para fazer o download, em processo similar ao que acontece com smartphones. De acordo com a empresa, as atualizações serão gratuitas e, para baixá-las, basta deixar o veículo habilitado para fazer o procedimento automaticamente.
Há duas maneiras pelas quais a atualização pode ser realizada por intermédio do RSU. A primeira é diretamente no veículo, pelo computador de bordo, e acessar as configurações. A segunda é por intermédio do aplicativo BMW Connected pelo celular - neste caso, o pacote de atualizações é baixado no smartphone e transferido para o veículo assim que a conexão entre ambos acontecer.
Desse modo, a BMW diz que vai existir mais agilidade na comunicação de campanhas e eventuais correções de sistema, além da possibilidade da incorporação de novas tecnologias ao carro.
Inicialmente, o recurso estará disponível para modelos com sistema operacional BMW 7.0 (iD7): Série 1 (exceto o 118i), Série 2 Gran Coupé (com exceção do 218i), Série 3 (exceto o 320 Sport), Série 7; Série 8, X3 (com produção a partir de agosto de 2019), X4 (com fabricação a partir de agosto de 2019), X5, X6, X7, Z4 e M8 Gran Coupé.
Outra novidade é o aviso de recall pelo aplicativo BMW Connected para usuários de smartphones com sistema operacional Android. Até então, a notificação via app estava disponível apenas para o sistema iOS. A função estará disponível para veículos com sistemas operacionais iD7, iD6, iD5 e iD4++ (no caso do iD4++, com restrição de 255 caracteres por mensagem).