O Brasil vive um momento de aumento nas vendas de carros híbridos. Em 2019, por exemplo, a venda de modelos eletrificados triplicou. É bem verdade que isso se deve ao lançamento do Toyota Corolla, porém cada vez mais marcas vão apostar nessa tecnologia.
Diversos fabricantes têm planos para lançar modelos híbridos no Brasil para os próximos anos. O WM1 separou uma lista com os modelos aguardados. Confira.
Apesar de não ser confirmado oficialmente, o novo Escape híbrido é aguardado no Brasil. Segundo a marca, o modelo faz até 17,4 km/l de média. Com motor 2.5 aspirado combinado a um propulsor elétrico, o SUV tem 203 cv a 6.250 rpm e 21,4 kgf.m a 4.500 rpm. O preço no país vizinho é o equivalente a R$ 260 mil.
Em outubro de 2019, a Honda afirmou que venderá o Accord Hybrid no Brasil. O modelo usa motor 2.0 turbo e duas unidades elétricas para chegar aos 215 cv. Segundo a marca, a média de consumo é de 20,4 km/l. A empresa também promete mais dois carros híbridos, mas sem especificar quais. Entre os cotados estão CR-V, Insight (basicamente um Civic eletrificado) e o novo Fit.
O rival do Toyota Prius apareceu duas vezes no Brasil e já foi testado aqui - porém, seu futuro é incerto devido à variação cambial. Em 2016, a marca mostrou a configuração híbrida, enquanto em 2018 trouxe a variante 100% elétrica. Se optar pelo híbrido - que pode ser convencional ou plug-in, a Hyundai disponibilizará o modelo com o 1.6 de 140 cv (157 cv na versão que vai na tomada) e 26,9 kgf.m de torque.
Esses estão confirmadíssimos e já deveriam chegar por aqui nos próximos meses, no entanto, devido à pandemia, ficaram para o próximo ano. Os dois SUVs usam o motor 1.3 FireFly turbo de 130 cv ou 180 cv e 27.5 kgf.m, com o elétrico traseiro de 60 cv e 25,5 kgf.m, alimentado por uma bateria de 11,4 kWh - está é recarregada durante a condução ou por uma tomada externa. A potência combinada pode ser de 190 cv ou 240 cv, conforme a versão.
Após a longa espera pelo Rio, a Kia aproveitou o lançamento do compacto e fez outras promessas: Niro e Optima híbridos. O primeiro é um SUV que tem motor 1.6 aspirado associado a um propulsor elétrico para chegar aos 141 cv e 26,9 kgf.m. Enquanto o sedã, que na nova geração ainda não tem esse tipo de motorização, usa um 2.0 de 195 cv e 37,4 kgf.m.
Se a Nissan ensaiou entrar no mundo híbrido com o X-Trail aqui no Brasil, o ineditismo da tecnologia por parte da marca japonesa em solo nacional deverá ficar com o Kicks. O modelo será reestilizado em fevereiro, como já mostramos, mas não sabemos se a versão e-Power desembarca junto. É possível conferir uma matéria exclusiva sobre como funciona o sistema do SUV nesse link.
A pioneira nesse tipo de tecnologia no Brasil e principal exponente atualmente, a Toyota terá SUVs no Brasil. Ainda não estão oficialmente confirmados quais, contudo a aposta mais concreta é o Corolla Cross para enfrentar o Jeep Compass. No caso do utilitário esportivo, a motorização híbrida será mesma do sedã.
A marca trouxe o GTE no final do ano passado, prometeu outros seis lançamentos eletrificados, mas sem distinguir quais seriam esses modelos. Se fossemos apostar, diríamos que Passat e Tiguan são bem cotados para chegarem ao país em versões híbridas.