Quem se lembra de carros como o Excel e o Galloper? Esses eram alguns dos modelos oferecidos pela Hyundai no mercado brasileiro lá nos anos 1990. Mas eu aposto que uma parte considerável dos leitores nem sabia que os automóveis da marca sul-coreana estão presentes no Brasil há mais de três décadas.
A Hyundai atingiu nesta terça-feira (10) a marca de 2 milhões de automóveis produzidos na fábrica de Piracicaba (SP), inaugurada em 2012. É de lá que saem os modelos da família HB20 e também o SUV Creta. São carros populares e que estão entre os mais vendidos de suas categorias.
Hoje, ninguém questiona os produtos da Hyundai pela origem da marca. Mas, pelo menos até o início dos anos 2000, os automóveis da marca sul-coreana eram quase desconhecidos e encarados com desconfiança no mercado brasileiro.
Essa imagem só foi mudar com a chegada de modelos como o SUV Tucson, o sedã grande Azera e o hatch i30. Confira a seguir cinco modelos anteriores à fase de ouro da Hyundai no Brasil:
Difícil de ver nas ruas brasileiras mesmo quando era novo, o Excel foi um dos primeiros carros da Hyundai comercializados no mercado brasileiro.
Posicionado em tamanho entre modelos como o Ford Escort e o Volkswagen Logus, o Excel chegou ao Brasil em 1992, em sua segunda geração, nas carrocerias hatch e sedã, e foi comercializado apenas com o motor 1.5 de quatro cilindros e 77 cv.
Substituto do Excel, o Accent foi um pouco mais popular e chegou ao Brasil em 1995. Era um modelo médio, de três volumes, que foi oferecido em variantes de duas e quatro portas no mercado brasileiro.
Além da opção do motor 1.3 de 70 cv, as versões mais caras do modelo eram comercializadas com um 1.5 12V de 88 cv. O Accent saiu de cena no Brasil no início dos anos 2000, quando já estava em sua segunda geração.
O primeiro SUV oferecido pela marca sul-coreana no mercado brasileiro, lá no final dos anos 1990, foi o Galloper. Um modelo utilitário esportivo raiz, com tração 4x4 e chassi convencional, que era baseado no Mitsubishi Pajero dos anos 1980.
Na época, a Hyundai tinha um acordo de cooperação tecnológica com a marca japonesa, o que explica o fato de os dois motores disponíveis para o Galloper (um 2.5 diesel e um 3.0 V6 a gasolina) também serem projetos da Mitsubishi.
Também derivada de um projeto Mitsubishi, a van H100 foi o modelo mais conhecido dessa fase inicial dos carros da Hyundai no Brasil.
Junto da Kia Besta, agitou o mercado de veículos comerciais leves para transporte de passageiros, até então dominado pela Volkswagen Kombi.
O Sonata chegou ao Brasil em sua segunda geração, em 1992. Sedã médio-grande, concorria diretamente com outros modelos importados nesse início dos anos 1990, como o japonês Honda Accord.
Oferecia conjunto mecânico moderno e potente para a época, como um motor 3.0 V6 de 146 cv e câmbio automático de quatro marchas.