O que você precisa saber antes de comprar pneus

Chegou a hora de trocar os pneus do seu carro? Veja algumas dicas para fazer a melhor escolha para o seu perfil de uso

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Evandro Enoshita
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Aqueles borrachudos já não são mais os mesmos e chegou a hora de comprar pneus novos para o seu automóvel? Saiba que escolher a medida correta é apenas o primeiro passo para fazer uma compra certeira.

Confira a seguir algumas dicas do consultor da área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América Latina, Roberto Falkenstein, para você se dar bem e comprar pneus adequados às necessidades de uso do seu veículo.

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Comprar pneu original de fábrica

Não tem a mínima ideia de por onde começar? Pode parecer brincadeira, mas a alternativa mais segura é optar por novos pneus da mesma marca e modelo que já equipam o seu carro.

"Quando você compra um carro zero, o pneu escolhido pelo fabricante é aquele que garante o melhor equilíbrio entre desempenho, economia e conforto", destaca Falkenstein.

De olho na etiqueta ao comprar pneu

A história muda se você já se sente mais confiante para escolher os pneus por conta própria. Sabe aquela etiqueta do Inmetro nos pneus? Ela exibe três informações importantes, que podem influenciar na sua decisão de compra.

Além do nível de ruído, é possível conhecer os pneus que resultam em uma economia maior de combustível e também os que proporcionam frenagens em pista molhada em menores distâncias.

O dono de SUV precisa ser criterioso para fazer a escolha certa na hora de trocar os pneus do carro
Crédito: Divulgação Ford
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Nível profissional

É claro que as informações do Inmetro ajudam. Mas as características de um pneu vão além daquelas presentes na etiqueta. É preciso considerar, por exemplo, se você valoriza mais o conforto do que a esportividade.

No caso dos SUVs, o comprador vai encontrar ainda várias especificações diferentes dos produtos - por exemplo, se são feitos para rodar mais no asfalto ou na terra, ou vice-versa. E isso exige atenção do comprador.

"Boa parte desses carros sai de fábrica com pneus 100% rodoviários. Mas, dependendo do seu perfil de uso, vale optar por um produto diferente. O importante é explicar a sua situação para o consultor, para não fazer uma escolha que prejudique as características do carro", explica Falkenstein.

Comprar pneus verdes

Sabe aqueles pneus feitos com compostos para reduzir a resistência à rodagem? Pois o especialista da Pirelli avisa que são uma opção interessante para quem valoriza o baixo consumo de combustível e o dinheiro no bolso.

"Cada pulo de letra [na etiqueta do Inmetro] é um ganho de 1,5% de consumo. Levando em consideração a durabilidade, a economia de combustível pode pagar até um dos quatro pneus do conjunto. Isso além de contribuir para a redução da poluição do ar".

Os pneus de segunda linha são uma opção válida para quem está ciente que vai pagar menos, mas também vai levar menos
Crédito: Divulgação
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Comprar pneus de segunda linha

Além dos produtos oferecidos por sua marca principal, os grandes fabricantes globais de pneus oferecem produtos mais acessíveis e de marcas "B", que o mercado se acostumou em chamar de "pneus de segunda linha".

Roberto Falkenstein explica que o segredo do preço mais baixo desses produtos está no uso de matérias-primas que proporcionam características inferiores quando comparados às dos pneus de primeira linha - tanto em desempenho quando em durabilidade.

Mas é óbvio que esses pneus de segunda linha são uma escolha mais segura do que rodar com pneumáticos carecas ou velhos.

Dois ou quatro?

Precisa comprar pneus novos, mas a grana está curta? Substitua pelo menos os piores, sempre respeitando a regra de trocar os dois de cada eixo ao mesmo tempo.

"O mais importante é assegurar que os pneus novos devem ter o mesmo código de velocidade e de carga dos antigos. Vale lembrar que o par novo deve ser instalado nas rodas traseiras", alerta Falkenstein.

Manter a correta calibragem dos pneus é uma das dicas sobre como economizar combustível
Crédito: Divulgação
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Cuidados na manutenção

Vale reforçar que os cuidados com os pneus não acabam com a compra e a instalação.

O especialista da Pirelli destaca a importância de calibrar os pneus pelo menos uma vez a cada 15 dias, além de fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros.

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