Por que sedãs não têm limpador de vidro traseiro?

Nessa reportagem, vamos explicar a razão para hatchbacks, peruas e SUVs terem o equipamento... E os sedãs, não

  1. Home
  2. Dicas
  3. Por que sedãs não têm limpador de vidro traseiro?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Desde criança sempre fui fanático por carros e motos, e uma pergunta curiosa sempre me intrigou: por que a maioria das carrocerias de automóveis - como hatches, peruas, monovolumes e SUVs - tem limpador de vidro traseiro e, no caso dos sedãs, quase nenhum traz o equipamento?

Nesta reportagem vamos decifrar e finalmente descobrir a explicação técnica para tal questão. Se você tem alguma outra dúvida curiosa ou simplesmente quer passar a limpo alguma polêmica, deixe sua mensagem no campo de comentários, no fim desse texto.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Sedãs: cadê o limpador de vidro traseiro?

A primeira coisa que vem à mente é básica e física: os sedãs não têm limpador do vidro traseiro porque são divididos em três volumes.

O terceiro deles é justamente o porta-malas e, devido a disso, o bagageiro fica em teoria "separado" do resto do carro - o que, de certa forma, torna mais difícil a instalação do mecanismo do limpador.

Certo? Na realidade, essa teoria não está errada, mas não é a resposta oficial dos fabricantes.

Segundo as montadoras, o motivo é puramente técnico e tem a ver com aerodinâmica.

Isso significa que, na visão das fabricantes, os sedãs não precisam de limpador de vidro traseiro porque a própria aerodinâmica desse tipo de carroceria reduz, sozinha, o acúmulo de sujeira e água no vidro de forma satisfatória - portanto, sem necessidade de limpador.

Curiosamente, esse Lancer Evolution de corrida, um sedã, tem limpador no vidro traseiro
Crédito: Reprodução
toggle button

Acredite, força gravitacional sobre um carro em movimento influencia diretamente na dirigibilidade, estabilidade, economia de combustível e até em como o veículo fica sujo.

No caso do limpador traseiro, a turbulência provocada pelo rodar em modelos como SUVs, hatches e peruas faz com que água e sujeira subam para o vidro traseiro sem a "proteção" do terceiro volume.

Tem mais explicação: a instalação desse equipamento em um sedã, além de exigir várias alterações nas características do automóvel, também ocuparia espaço no bagageiro, algo impensável para um tipo de carroceria acostumada a conquistar clientes justamente pelo tamanho do compartimento.

Comentários