Férias bombando, hora de pegar a estrada e viajar. Malas feitas, família à espera, mas você sabe se seu carro está pronto para encarar uma serra rumo ao litoral ou horas de estrada para o interior? O WM1 vai te ajudar a saber o que revisar no carro, aí mesmo na sua garagem.
O primeiro ponto é saber se os pneus estão calibrados. Faz mais de 15 dias que você não verifica? Então confira a pressão ideal no manual do veículo - ou em adesivos nas portas, nas coluna "B" ou na tampa do porta-luvas - e, se necessário, vá até o posto calibrar.
Lembre-se, geralmente há diferentes recomendações, para o carro cheio ou vazio. Não esqueça de calibrar o estepe.
Outro ponto que merece atenção é o estado dos pneus. Caso haja algum tipo de irregularidade, como partes muito lisas e/ou desgastes desiguais, isso pode ser sinal de que está na hora de fazer alinhamento ou mesmo trocar os pneus.
Ao erguer o capô é possível verificar uma variedade de itens importantes. Lembre-se de fazer essa verificação com o motor frio e em lugar plano para não causar alterações nos níveis.
O primeiro item é o líquido de arrefecimento no radiador, que deve ser visto no reservatório de expansão - lá existem indicadores de máximo e mínimo. O ideal é estar um pouco abaixo da marca máxima para evitar superaquecimento. O reservatório do limpador do para-brisa também deve ser checado.
Por fim, e mais importante, confira o nível de óleo. Há uma alça amarela no motor que, ao puxar, trará a vareta que indica a medida.
Se estiver abaixo do nível, vá a uma oficina ou local de sua confiança para fazer a troca do óleo - não complete. Use o lubrificante com as especificações de fábrica, que constam no manual do proprietário.
Acenda todas as luzes e faça uma verificação na lanterna traseira, luzes de freios, setas e faróis dianteiros (alto e baixo). As luzes de neblina, na frente e atrás, também precisam estar funcionando - mas só podem ser usadas em situações de neblina e/ou de chuvas fortes, ok?
Além disso, pare o caro de frente para uma parede ou muro e acenda os faróis para verificar se estão regulados e/ou se o facho não está elevado demais, a ponto de ofuscar outros motoristas.
Farol desregulado pode render multa e cinco pontos na carteira de habilitação. Trafegar em estrada sem as luzes ligadas é infração média.
Por fim, confirme se macaco, triângulo e chave de roda estão a bordo. Confira também se todos os itens funcionam corretamente para evitar surpresas, caso necessite. A ausência desses equipamentos implica em infração grave e mais cinco pontos na carteira de motorista.
Isso feito, tenha uma boa viagem!
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade