BYD pode trazer rival do Civic no início de 2025

Depois de arrumar encrenca com o Toyota Corolla trazendo o King, a BYD quer brigar com o consagrado sedã da Honda

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Marcelo Monegato
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A BYD continua acelerando. Com a intenção de estar entre as cinco maiores vendedoras de carros do Brasil nos próximos anos, a marca chinesa de carros híbridos e elétricos deve ter novidades já no início de 2025.

De acordo com fonte próxima à marca, um lançamento pode acontecer entre janeiro e fevereiro, antes da chegada oficial, em março, do Song Pro híbrido flex produzido na planta de Camacari (BA). A fonte, no entanto, não cravou data nem modelo. "Tudo na BYD muda rapidamente", disse, deixando claro que o lançamento não é 100% certo.

Olhando para o que a BYD tem testado no Brasil, uma das possibilidades é o Seal híbrido plug-in, que já foi algumas vezes fotografado completamente camuflado pelas ruas das cidades de São Paulo (SP) e de Curitiba (PR). O modelo seria uma espécie de rival do Honda Civic - por preço, não por porte (explicamos isso adiante).

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O BYD Seal híbrido chama atenção pelo porte: são 4,98 metros de comprimento
Crédito: Divulgação
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O Seal híbrido é diferente do Seal 100% elétrico já vendido no mercado brasileiro. E o que mais chama a atenção é o porte. O Seal híbrido tem impressionantes 4,98 metros de comprimento, com 2,90 metros de distância entre os eixos, 1,89 metro de largura e 1,49 metro de altura.

Para comparação, o Seal elétrico mede 4,80 metros de comprimento, 2,92 metros de distância entre os eixos, 1,87 metro de largura e 1,46 metro de altura.

Já o sistema propulsor do sedã híbrido, que seria importado da China, pode ser representado pelo casamento de um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros a gasolina de 108 cv de potência e 13,7 kgf.m de torque com um elétrico de 194 cv e 33 kgf.m.

Uma segunda opção seria a junção de um motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina, que gera 136 cv e 23,5 kgf.m, a um propulsor elétrico de 214 cv e 33 kgf.m de toque.

Dependendo da configuração, a autonomia pode variar de 1.200 quilômetros a 1.300 quilômetros, números extraídos a partir do sistema chinês de medições. No Brasil, com as normas do Inmetro, essas autonomias serão menores.

O interior minimalista com tela multimídia gigante do Seal híbrido remete ao dos demais modelos da BYD
Crédito: Divulgação
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Internamente tudo é parecido, mas não igual, ao Seal 100% elétrico. Além do painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas e da imensa central multimídia de 15,6 polegadas que gira, os acabamentos são agradáveis ao toque e a qualidade da montagem chama a atenção - tivemos a oportunidade de ver o carro pessoalmente no Salão de Guangzhou, na China, há uma semana.

Espaço na grade de produtos da BYD o Seal híbrido tem. O modelo ficaria posicionado entre a versão topo de linha do King, que parte de R$ 187.800, e o Seal elétrico, que hoje não sai por menos de R$ 299.800. Neste cenário, podemos imaginar um Seal híbrido plug-in partindo de cerca de R$ 240 mil - atacando diretamente o Civic híbrido, que atualmente custa R$ 265.990

O Seal híbrido chegaria para ocupar o espaço entre o King topo de linha e o Seal 100% elétrico
Crédito: Divulgação
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O BYD Seal híbrido não seria rival do Honda Accord?

Se pararmos para olhar as medidas do Seal híbrido e do Civic, que mede apenas 4,68 metros de comprimento, vamos concluir que o rival do BYD é o Honda Accord, que tem 4,97 metros. Realmente faz sentido...

Mas, quando olhamos os preços, o Accord acaba destoando, e o Civic volta como rival do Seal híbrido. No Brasil, o Accord custa R$ 332.400, sendo mais caro até que o Seal 100% elétrico (R$ 299.800). Por isso, caso realmente seja vendido no Brasil, o BYD Seal híbrido plug-in concorreria diretamente com o Honda Civic.

Tags:BYD
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