A GAC fará sua estreia no mercado brasileiro em 2025. Com um investimento anunciado de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 6 milhões em conversão direta), a gigante chinesa quer marcar território com uma rede de concessionários forte e até mesmo a construção – ou compra – de uma fábrica para produção local.
Durante visita na última semana ao estande da GAC no Salão de Guangzhou, na China, o WM1 teve acesso a informações importantes relacionadas à estratégia da marca para o mercado brasileiro, e teve a confirmação de que sua estreia será ainda no primeiro trimestre com dois SUVs que BYD e GWM não terão como competir diretamente por um detalhe muito simples e essencial: ambos serão 100% a combustão!
O plano da GAC para o Brasil não está focado apenas no investimento em carros híbridos e/ou 100% elétricos. Entendendo que ainda há um gap grande de infraestrutura e boa parte dos consumidores brasileiros não é adepta dos veículos eletrificados, a GAC trará inicialmente dois SUVs somente a gasolina: o GS3 e GS4 Max. Os dois já estão em desenvolvimento para receber a gasolina brasileiro, que tem elevado índice de etanol em sua composição.
E a estratégia da GAC faz sentido se olharmos para os números. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a outubro de 2024 foram emplacados 1.564.616 automóveis de passeio no Brasil. Deste total, 136.767, ou 8,74%, são híbridos e elétricos.
Outro fator que a GAC acerta é chegar com SUVs. O segmento é o maior do Brasil em 2024, sendo responsável por 48,15% dos emplacamentos de carros de passeio novos, ainda segundo informações da Fenabrave.
A GAC deve estrear no Brasil com o GS3, um veículo que a reportagem do WM1 teve a oportunidade de conhecer em Guangzhou. Com design arrojado e cheio de personalidade, o SUV chinês foge completamente das linhas arredondadas e “simpáticas” para investir pesado nos ângulos e vincos para impor um ar “intimidador”.
O GAC GS3 também impressionou pela qualidade de montagem e dos materiais utilizados no acabamento interno – todos agradáveis ao toque. Painel de instrumentos pequeno e minimalista, seguindo uma tendência lançada pelos carros eletrificados, e central multimídia com tela de tamanho adequado (sem exageros) chamam a atenção.
A posição do motorista, aliás, também é muito agradável, com bancos dianteiros confortáveis e volante multifuncional com excelente empunhadura.
O GS3 terá vida difícil no Brasil, pois disputará mercado com os SUVs compactos. Estamos falando de Volkswagen T-Cross (SUV mais vendido do Brasil em 2024), Honda HR-V, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008, e companhia limitada.
O GAC tem, 4,41 metros de comprimento, 2,65 metros de distância entre os eixos, 1,60 metro de altura e 1,85 metro de largura. A capacidade do porta-malas é para 341 litros.
Já com relação ao conjunto mecânico, o GS3 é equipado com motor 1.5 turbo de quatro cilindros que consome apenas gasolina. Em termos de números, a ficha técnica do modelo fala em bons 177 cv de potência máxima e torque de 27,5 kgf.m – números que deixam o modelo alinhado com as versões topo de linha de seus principais futuros adversários no Brasil. A transmissão é automática de sete marchas.
O outro SUV a combustão da GAC no Brasil será o GS4 Max. Com uma personalidade completamente diferente do GS3, o SUV médio da marca chinesa terá como principal missão disputar mercado com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, Volkswagen Taos, entre outros.
Grade frontal grande e faróis afilados são o cartão de visitas do GS4 Max. Assim como o GS3, nada de curvas simpáticas, mas vincos imponentes. Caixas de rodas generosas marcam a lateral de linha de cintura alta e área envidraçada reduzida. Uma insinuante queda cupê da traseira nos remete um pouco aos SUVs da Toyota e da Lexus.
Por dentro, podemos dizer o mesmo em relação ao GS3: bons materiais, montagem de qualidade, poucos botões aparentes, e um excelente espaço interno. A principal diferença com relação ao irmão menor é a tela de central multimídia, que no GS4 Max é muito mais generosa.
O GS4 Max tem 4,68 metros de comprimento, 2,75 metros de distância entre os eixos, 1,90 metro de largura e 1,66 metro de altura.
O conjunto mecânico do GS4 Max segue os padrões do GS3: motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina que desenvolve 177 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque. A diferença é que o câmbio do SUV médio da GAC é de sete velocidades e dupla embreagem.
A GAC terá também carros híbridos e elétricos para disputar mercado com as demais chinesas 100% eletrificadas. De acordo com apuração do WM1, pelo menos cinco carros híbridos e elétricos serão lançados no Brasil no decorrer de 2025.