Procurando os carros híbridos mais baratos? Eles são o melhor de dois mundos. São mais eficientes que os automóveis 100% a combustão, mas sem obrigar o motorista a ficar dependente dos carregadores e eletropostos
Sem contar que os carros híbridos estão livres do rodízio em São Paulo e se beneficiam de descontos ou até da isenção completa do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em alguns estados.
Se você é um desses que pretendem dar o seu primeiro passo no clube dos donos de carros eletrificados, então confira a seguir quais são as opções mais acessíveis de veículos híbridos no mercado brasileiro.
A versão de entrada HEV2 é a única do SUV médio Haval H6 com motorização híbrida autocarregável. Com praticamente o mesmo visual externo do recém-lançado H6 PHEV19, tem um propulsor 1.5 turbo e outro elétrico, conjunto que desenvolve a potência combinada de 243 cv.
O pacote de equipamentos é bem completo, com direito a teto solar panorâmico e ar-condicionado de duas zonas. As médias de consumo são de 13,8 km/l (cidade) e 12 km/l (estrada). Com tanque de 60 litros, pode rodar até 828 quilômetros com um abastecimento. Sai por R$ 214 mil.
O Kia Niro é um SUV de porte médio e visual ousado, maior que um Jeep Compass e menor que o Corolla Cross. É um híbrido autocarregável, com um motor 1.6 aspirado e um propulsor elétrico. Esse conjunto desenvolve 141 cv de potência combinada.
Além de ser um carro diferentão, o Niro bebe pouco. As médias de consumo são de 19,8 km/l (cidade) e 17,7 km/l (estrada). A lista de equipamentos também é bem boa mesmo nessa versão de entrada, com direito a ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, painel digital, frenagem autônoma e assistente de manutenção em faixa. Custa R$ 204.990.
Recém-reestilizado, o Corolla Cross é um dos poucos híbridos autocarregáveis do nosso mercado com motorização flex. A versão XRV Hybrid é opção eletrificada mais acessível do modelo, mas tem o mesmo conjunto mecânico do topo de linha: um motor 1.8 a combustão e dois propulsores elétricos, que desenvolvem a potência combinada de 122 cv.
Com gasolina, esse SUV médio roda até 17,7 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada). De série, tem itens como ar-condicionado automático, sete airbags, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico e controlador adaptativo de velocidade. Sai por R$ 202.690.
Lançado este ano, o SUV do Dolphin Mini é o sétimo carro híbrido mais barato do Brasil, partindo de R$ 189.800 na configuração GL.
Aqui, o Song Pro utiliza um motor a combustão 1.5 aspirado a gasolina de 98 cv e torque de 12,4 kgf.m. No entanto, combinado com o propulsor elétrico, o SUV gera 223 cv de potência máxima e torque de 30,5 kgf.m.
Lançado em 2019, o sedã médio Corolla Hybrid foi o primeiro híbrido autocarregável flex de produção nacional. Tem o mesmo conjunto mecânico do SUV Corolla Cross, mas registra marcas melhores de consumo. Com gasolina, roda até 18,5 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada).
A versão Altis é a mais acessível com o conjunto motriz eletrificado. Tem ar-condicionado automático digital, painel digital configurável, controlador adaptativo de velocidade, sete airbags e assistente de manutenção em faixa. Custa R$ 187.790.
O Tiggo 7 é o SUV médio mais acessível dessa lista de híbridos. Mas é um híbrido-leve de 48 Volts, o que significa que o motor a combustão ainda é o único responsável por mover o veículo, com o elétrico marcando presença apenas para garantir um "up" no desempenho e baixar um pouco o consumo.
No caso do Tiggo 7, o conjunto motriz desenvolve 160 cv de potência e entrega médias de consumo apenas razoáveis - de 11,6 km/k (cidade) e 11,4 km/l (estrada). Um dos pontos fortes do modelo é o custo-benefício, combinando o bom pacote de equipamentos com o preço acessível: R$ 179.990.
O BYD King é o único híbrido plug-in desta lista. Em sua versão de entrada GL, sai por R$ 175.800 (sem o bônus de lançamento) e tem um motor 1.5 turbo e um propulsor elétrico. Desenvolve 204 cv de potência combinada e roda até 55 quilômetros no modo 100% elétrico com a carga da bateria de 8,3 kWh.
Com 4,78 m de comprimento, é um sedã médio de porte grande. Bem maior que o Corolla e um pouco mais longo que um Jetta. E tem uma lista de equipamentos de conforto digna de um modelo da categoria.
Com o mesmo conjunto mecânico do Tiggo 7 híbrido, o SUV compacto Tiggo 5x eletrificado também sai melhor pelo desempenho do que pelo consumo de combustível, com médias de 11,1 km/l (cidade) e 10,9 km/h (estrada).
Aqui, o ponto forte do modelo também é o custo-benefício. Tem um bom pacote de equipamentos e também se vale dos mesmos benefícios dos híbridos autocarregáveis e plug-in, como a isenção do rodízio em São Paulo e os descontos no IPVA. Sai por R$ 154.990.
O Arrizo 6 é mais um daqueles modelos da Caoa Chery focado em custo-benefício. Sai por R$ 139.990 e é um modelo médio com preço de sedã compacto. E apesar de estar à venda, não há unidades à disposição.
Já o seu conjunto motriz é do tipo híbrido-leve de 48 Volts. O motor 1.5 é combinado a um pequeno motor elétrico para entregar 160 cv de potência máxima. O câmbio é automático CVT com nove marchas simuladas.
O Kia Stonic é uma bela opção para quem quer entrar no mundo dos eletrificados. Tudo bem que é um híbrido-leve. Mas tem porte, preço e conteúdo de modelos 100% a combustão como o Renault Kardian e o Fiat Pulse.
O motor é um 1.0 turbo de 120 cv, que graças ao sistema híbrido-leve de 48 Volts consegue registrar bons números de consumo - 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada). Tem ar-condicionado automático, bancos de couro e faróis com acendimento automático. Só fica devendo um pacote ADAS. O preço? R$ 134.990. É o híbrido mais barato do Brasil.