SUV. Três letrinhas tão desejadas atualmente no mundo automotivo, mas que fazem sucesso há muito tempo. Prova disso são os modelos citados nessa lista. São SUVs da década de 1990 que foram objeto de desejo. Eram os maiores e mais confortáveis disponíveis no país.
Selecionamos cinco opções, com preços até R$ 30 mil, para você, que quer comprar um SUV médio ou grande, mas não tem R$ 100 mil ou mais para comprar um zero-quilômetro. Todas as opções são completas e variam apenas em questões de acabamento ou trem de força.
O carro mais antigo é também o mais barato da lista. A Ford Explorer era um SUV americano vendido no Brasil com poucas mudanças. A característica mais marcante do modelo é a alavanca de marchas na coluna de direção, o que aumenta o espaço entre os passageiros dos bancos da frente. Com motor V6 e câmbio automático, o modelo compartilhava a mecânica com a picape Ford Ranger.
A Blazer foi sonho de consumo de muitos brasileiros na década de 1990. A versão Executive, que ilustra esse post, era a mais luxuosa e ocupava o topo da linha do modelo. Tinha motor V6, câmbio automático, bancos em couro e acabamento que imitava madeira. No exterior, essa versão se caracterizava pelos detalhes em dourado, tanto nos adesivos quanto nas rodas.
Outro modelo que se caracterizava pelo acabamento dourado das rodas é o Cherokee. Equipado com motor V8, câmbio automático e interior de couro caramelo, o modelo é o cúmulo do combo de desejos dos anos 1990. Bastante espaçoso, é uma ótima opção para famílias grandes.
Opção mais moderna da lista, o Pajero é um SUV com espaço para seis ocupantes. A segunda e a terceira fileira têm dois assentos cada. Com motor V6 e transmissão automática, o modelo tem acabamento de madeira no volante e se caracteriza pela sua resistência.
Ícone de robustez, a SW4 é o carro mais caro da lista. Única opção equipada com câmbio manual, a SW4 também tem bancos em couro, mas o acabamento é mais sóbrio, mescla cinza com preto. No exterior, contudo, diversos apliques cromados fazem um contraste de propostas.