Assim como o hatch HB20 e o sedã HB20S, a versão Platinum Safety é uma das novidades da linha 2024 do Hyundai Creta.
Por R$ 158.890, o Creta Platinum Safety se diferencia do Platinum pelo pacote tecnológico Smartsense, com frenagem autônoma, assistente de permanência e centralização de faixa, farol alto adaptativo e detector de fadiga.
O WM1 rodou com o SUV compacto da Hyundai e traz três motivos para comprar e três para correr para um modelo concorrente. Confira a seguir.
Um dos pontos fortes do Hyundai Creta é o espaço interno. Com 4,30 m de comprimento e entre-eixos de 2,61 m, é um dos maiores SUVs compactos do mercado.
Além do espaço generoso no banco traseiro, tem portas amplas e com bom ângulo de abertura. Já o porta-malas tem 422 litros de capacidade. Mais uma vez, um dos maiores do segmento.
Além do bom espaço interno, o Hyundai Creta oferece bastante conforto em rodagem. A suspensão não é macia em excesso, mas permite circular em pistas de piso irregular sem maltratar os ocupantes.
A direção segue a mesma linha. É leve, embora não seja tão direta. Já o isolamento acústico da cabine também merece destaque. Sem medo de errar, o SUV da Hyundai roda com o conforto e o refinamento de um sedã médio.
O Creta Platinum Safety fica posicionado na linha abaixo da versão Ultimate. Mesmo sem ser o topo de linha, exibe uma boa lista de equipamentos.
Estão disponíveis itens como bancos de couro, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, chave presencial, câmera 360°, faróis com acendimento automático, seis airbags, painel digital e multimídia com tela de 10,25 polegadas.
Não que o Creta Platinum Safety seja ruim. Longe disso. O motor 1.0 turbo com injeção direta e 120 cv é esperto e trabalha bem com o câmbio automático de seis marchas. Inclusive proporciona desempenho mais interessante que o do antigo 1.6 aspirado.
O motor 1.0 turbo faz o Creta acelerar de zero a 100 km/h em 11,5 segundos e é suficiente para a proposta do SUV. Mas quem espera um canhão tem, na mesma faixa de preço, o Jeep Renegade Longitude, que por R$ 156.490 é movido por um motor 1.3 turbo de 185 cv. E acelera de zero a 100 km/h em 9,6 segundos.
Abastecido com gasolina, o Creta 1.0 turbo registra médias de consumo de 8,7 km/l (cidade) e 12 km/l (estrada). Números que ficam na média do segmento. Com um tanque de 50 litros, pode rodar teóricos 600 quilômetros com um abastecimento.
Mas quem valoriza o consumo de combustível deve procurar outras opções. Um exemplo é o Volkswagen T-Cross Comfortline (R$ 158.990). Com seu motor 1.0 turbo de 128 cv, registra médias de 11 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada). Assim, pode rodar até 702 quilômetros com seu tanque de 52 litros.
O pacote tecnológico Smartsense citado mais acima é o diferencial desta versão Platinum Safety do Creta e oferece recursos interessantes de direção. Mas um item que faz falta é o controlador adaptativo de velocidade, o famoso ACC.
Um concorrente que também tem um belo pacote tecnológico é o Honda HR-V EXL (R$ 160.400), que além do ACC tem frenagem autônoma, farol alto automático e assistente de manutenção em faixa.