Dados oficiais divulgados pela Fenabrave nesta terça (3/5) mostram novidades: o Fiat Pulse foi pela primeira vez o SUV mais emplacado do Brasil e começou a de fato ajudar Argo e Mobi - além de Strada e Toro, que dominam o segmento de comerciais leves - na arrancada do Grupo Stellantis pela liderança geral do mercado brasileiro.
Segundo a entidade, o volume de vendas cresceu 1,1% em relação a março - foram 136.341 unidades no mês passado contra 134.888. Na comparação com 2021, no entanto, houve queda de 16,8% no confronto dos meses de abril de 2021 e de 2022, e retração de 22,8% nos dados acumulados de cada ano - entre janeiro e abril. A Fenabrave, lembramos, projetou crescimento de 5,2%, para 2022.
Veja abaixo quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado em abril de 2022 na nossa tradicional lista de hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
O Hyundai HB20 termina abril mais uma vez na frente do Chevrolet Onix e segue a liderança do segmento, no mês e também no acumulado do ano - foram 25.263 vendas registradas nos quatro primeiros meses do ano contra 22.920 do rival da GM no mesmo período. No mês passado, foram 6.502 emplacamentos do hatch da marca sul-coreana contra 5.574 do modelo da Chevrolet.
Mas o Onix, curiosamente, não foi o segundo em abril, e sim o terceiro. O medalhista de prata, de acordo com a Fenabrave, foi o Fiat Mobi, que teve 5.911 unidades registradas pela entidade, seguido de perto pelo Onix e só depois pelo Fiat Argo, o quarto, com 5.488 licenciamentos. O quinto no mês passado foi o Renault Kwid, que teve 3.849 registros.
No segmento de sedãs (onde consideramos os modelos de três-volumes de todos os tamanhos), o Chevrolet Onix Plus retomou a liderança que havia perdido para o Toyota Corolla em março, já que emplacou oficialmente 5.240 unidades - contra 3.729 vendas do modelo da Toyota.
Em terceiro vemos o Hyundai HB20S, que vendeu 3.192 unidades. Para fechar a lista de cinco primeiros, Fiat Cronos (3.043 licenciamentos) em quarto e Honda City (2.182) em quinto. Antigo destaque entre sedãs intermediários, o Volkswagen Virtus, mais uma vez, vendeu menos de 500 carros (foram 433) e ficou na 10ª posição, o que evidencia a dificuldade da Volks para entregar seus automóveis.
O Fiat Pulse foi pela primeira vez o SUV mais vendido do Brasil - e não só entre os utilitários compactos, mas também na somatória com todos as outras categorias de tamanhos de SUVs. Com 5.520 vendas no mês passado, foi seguido pelo Jeep Compass, que emplacou 4.766 unidades; VW T-Cross, com 4.570, em terceiro; Chevrolet Tracker (4.410) em quarto e Hyundai Creta (4.255) em quinto.
No acumulado do ano, porém, o T-Cross ainda é o líder - agora, o carro da Volks tem 20.157 registros em 2022, contra 19.001 do segundo (Jeep Compass) e 16.921 do terceiro, o Hyundai Creta. Já o Jeep Renegade (4.165) e o Toyota Corolla Cross, com 3.861 licenciamentos, também foram bem em abril, embora não tenham ficado entre os cinco primeiros.
No segmento que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), do conglomerado Stellantis, domina, o começo do ano mostra que 2022 deve seguir igual a 2021: liderança da Fiat Strada, a picape - e mais uma vez o carro - mais emplacado do Brasil. Em abril o modelo foi líder de novo, com 7.983 registros, mais de 1.400 à frente do Hyundai HB20 e muito maior do que o do segundo comercial leve da lista, a Toro.
Segunda colocada entre as picapes, a Fiat Toro teve 5.107 unidades emplacadas - e forma, outra vez, a dobradinha com a Strada na categoria, como ocorreu durante o ano inteiro de 2021 e vários meses de 2020. Já a Toyota Hilux foi novamente a terceira, com bons 4.069 licenciamentos, seguida pela Chevrolet S10, com 2.736, e pela Ford Ranger, com 1.111 registros.
O segmento de esportivos, dominado há dois anos pelo Porsche 911, voltou a ver o campeão levar a medalha de ouro em mais um mês de 2022. Depois de o Ford Mustang vender mais que todos em janeiro, o Porsche 911 se recuperou em fevereiro, levou o ranking em março e emplacou mais que todos os outros mais uma vez em abril, com 45 unidades vendidas.
A segunda colocação ficou novamente com o Taycan, que emplacou 23; e o terceiro no mês passado foi o Porsche Boxster, que registrou 21 negociações, para a felicidade da marca alemã que vê três de seus modelos juntos no pódio pela primeira vez. No acumulado do ano, na soma dos quatro primeiros meses, a ordem é: 911 (125), Mustang (97), Taycan (92), Boxster (66) e Cayman (29).
É importante a gente destacar que nessa categoria levamos em consideração somente modelos que são "nascidos" esportivos. Não levamos em conta, por exemplo, versões esportivas criadas sobre carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6 Avant, entre outros.