Strada: primeira picape pequena híbrida do Brasil?

Sistema híbrido-flex desenvolvido pela Fiat poderia equipar versões topo de linha do veículo mais vendido do Brasil

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Strada: primeira picape pequena híbrida do Brasil?
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Fiat Strada pode aplicar mais um duro golpe na sua arquirrival, a Volkswagen Saveiro. O novo sistema híbrido-flex desenvolvido pela marca, que estreou nos modelos Pulse e Fastback, pode ser mais uma inovação do atual carro mais vendido do país.

Primeira picape pequena híbrida-flex do Brasil? A possibilidade existe...

Obviamente a Fiat não abre quais modelos estão no planejamento para receber a tecnologia. No entanto, as versões topo de linha Ultra e Ranch poderiam ser opções interessantes, já que têm o mesmo motor a combustão T200 que equipa o Pulse híbrido e o Fastback híbrido.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Encontre Fiat Strada 0km na Webmotors

Estamos falando de um motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, que desenvolve até 130 cv de potência máxima e torque de 20,7 kgf.m. A transmissão é automática do tipo CVT.

E caso venha a se tornar híbrida, a Strada dará mais um passo à frente da Saveiro, sua única rival direta no mercado brasileiro. Isso pelo fato de a caminhonete fabricada em Betim (MG), ao contrário do modelo da Volkswagen, já oferecer configurações de quatro portas, câmbio automático e motor turbo.

A Strada, nas versões Ultra e Ranch, usa o motor T200, o mesmo das versões híbridas de Pulse e Fastback
Crédito: Divulgação
toggle button

Atualmente, a Strada não é apenas a picape mais vendida do Brasil, mas o automóvel mais emplacado do país em 2024, com 116.090 mil unidades - segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Hoje a Fiat Strada é ofertada em sete versões, com preços que partem de R$ 105.990 e chegam a R$ R$ 141.990.

Agora, quem sabe dessas possibilidades, é a engenharia de Fiat e o pessoal de marketing. Será que faria sentido uma Strada híbrida? Acreditamos que sim...

Strada deixou de ser um carro só para o trabalho

O que nos faz acreditar na possibilidade de a Strada receber o sistema híbrido nas configurações topo de linha não é apenas por uma questão de conjunto mecânico, engenharia ou logística. Na realidade, a picape da Fiat é um veículo comercial com todas as características de um carro de passeio.

Tem câmbio automático, lista de equipamentos de série com muitos itens voltados para conforto, comodidade e tecnologia, e um preço que muitas vezes a coloca em um espaço de disputa com SUVs de entrada, como o próprio irmão Pulse em suas configurações mais básicas, e o Renault Kardian.

Encontro Volkswagen Saveiro 0km na Webmotors

Apenas para mostrar que a Strada não é um veículo comercializado somente de forma direta, em 2024 a picape da Fiat é o terceiro veículo mais emplacado no varejo, com 41.180 unidades vendidas. Deste total, de acordo com fontes ligadas ao mercado, 39% são das versões Ranch e Ultra.

A liderança está com o Hyundai Creta, que soma 45.908 emplacamentos. O Chevrolet Tracker ocupa a segunda posição, com 41.788. A Saveiro, somente para matar a curiosidade, registrou, nos dez primeiros meses do ano, 3.488 unidades comercializadas no varejo.

Tags:Fiat
Comentários