É de praxe: em todas as rodas de conversa automotivas alguém dizer que os carros antigamente eram mais baratos. Mas será que é verdade? Selecionamos cinco modelos bem conhecidos para dizer se eles custariam mais barato ou mais caro que as versões atuais, mais carregadas de itens de conforto, segurança e tecnologia.
Para atualizar o valor dos carros, utilizamos o IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A calculadora está disponível de forma online no site do Banco Central e é a forma mais popular para tornar os valores o mais atuais possíveis.
O Honda Civic é o carro mais buscado do estoque da Webmotors. Para essa lista, colocamos a sua versão esportiva Si, que está presente na linha 2021 com algumas mudanças. A maior delas é no estilo da carroceria. Deixou de ser sedã para se tornar um hatch esportivo. Em 2010, o modelo tinha valor de tabela de R$ 103.650. Em 2020, custaria R$ 186.891,07 de acordo com a calculadora. O modelo 2021 tem preço tabelado em R$ 179.900. Ou seja, o Civic Si está mais barato do que há 10 anos, além de agora contar com motor turbo nessa versão esportiva.
O Corolla, provavelmente, é o sedã mais desejado dos brasileiros. Símbolo de conforto e robustez, o modelo é um sucesso. Em 2010, sua versão Altis custava R$ 88.250. O valor corrigido pelo tempo equivale a R$ 159.123. O modelo 2020 também tem a versão Altis no catálogo, mas acrescentou o sobrenome Premium. Ela custa R$ 140.690, ou seja, quase R$ 20 mil a menos que em 2010. E agora está ainda mais seguro, com sistema de controle de tração e estabilidade, que não existiam há uma década.
Amado por muitos e odiado por outros, o Gol é um dos carros mais tradicionais do Brasil. O modelo ainda resiste firme e forte na linha da Volkswagen. Em 2010, sua versão topo de linha, equipada com motor 1.6 e câmbio automatizado I-Motion, custava R$ 41.620. Esse valor, atualizado, é equivalente a R$ 75.044. Atualmente, o Gol topo de linha, também com motor 1.6, mas câmbio automático de seis marchas e recheado de equipamentos, com direito a central multimídia, sai por R$ 72.270.
O Ecosport foi o pai do segmento de SUVs compactos no Brasil. Em 2010, quando a maioria dos modelos que lideram essa categoria sequer havia sido projetado, o carro da Ford já estava em plena produção por R$ 68.550 na sua versão topo de linha, com tração 4x4 e tudo. Esse valor corrigido é equivalente a R$ 123.602. Topo de linha do Ecosport 2020, a versão Storm é a única com tração 4x4 no catálogo do modelo. Ela tem valor tabelado de R$ 113.490, mais de R$ 10 mil a menos que o modelo de 2010. E nessa versão topo de linha atual conta agora com câmbio automático.
A S10 é a última participante da lista. A picape da Chevrolet mudou bastante de 2010 para cá. Há 10 anos, ela tinha a versão Executive como topo de linha. Seu preço era de R$ 101.065, o equivalente a R$ 182.230 em valores atuais. Recém-lançada, a versão High Country da S10 tem preço tabelado a partir de R$ 218.690. É o único modelo entre os cinco que ficou efetivamente mais caro. Mas está muito mais carregado de itens de segurança e tecnologia. Um exemplo é o sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o carro sozinho se identificar a presença de uma pessoa à frente ou que existe a possibilidade de colidir com outro veículo.