O Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil há meses. No entanto, a liderança do modelo alemão é constantemente ameaçada por nomes como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e, até mesmo, o Honda HRV-V, nos últimos meses. Porém, agora o T-Cross deve tomar cuidado com um novo rival: o Toyota Corolla Cross.
Desde o segundo mês do ano o SUV do Corolla tem apresentado um ótimo desempenho em vendas. Em janeiro, era o 15º SUV mais emplacado, mas em fevereiro engatou a quinta marcha e superou todos os 14 rivais - só ficou atrás do T-Cross.
O mesmo aconteceu em março. De acordo com os dados da consultoria Jato Dynamics, o T-Cross vendeu 6.502 unidades e o Corolla Cross ficou logo atrás, com 5.834 emplacamentos. Mas afinal, o que mudou de fevereiro para março?
Simples: por mais que a posição no ranking tenha permanecido a mesma, a margem entre os dois SUVs diminuiu consideravelmente. Em fevereiro, a diferença de unidades vendidas entre os dois SUVs mais era de 1.204 unidades. Já em março caiu para 678 emplacamentos.
No acumulado do ano, porém, o cenário já é um pouco diferente. As boas vendas do Toyota Corolla Cross em fevereiro e março ainda não foram suficientes para compensar o fraco mês de janeiro.
Enquanto o T-Cross já vendeu 18.379 unidades durante os três primeiros meses de 2025, o Corolla Cross emplacou 13.011. Nesse cenário, entre os dois modelos ainda há o Honda HR-V, com 14.160 vendas registradas, o Hyundai Creta, com 13.820 e o Chevrolet Tracker, com 13.619.
No entanto, o Corolla Cross já passou o rival direto, o Jeep Compass, com 12.757 e o Nissan Kicks Play, com 11.760 vendas registradas.