No geral, o segmento das picapes médias não mudou muito de fevereiro para março. Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, por exemplo, continuam dominando os três primeiros lugares em vendas. No entanto, quando começamos a olhar nos detalhes, encontramos algumas pequenas novidades que valem a pena serem observadas nos próximos meses. Vamos a algumas delas.
A Hilux continua líder absoluta. Foram 3.413 emplacamentos no mês passado, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). E a Ranger ficou na segunda posição, com 2.497 caminhonetes vendidas. No entanto, ao contrário dos meses anteriores, quando a picape da Ford meio que ficava isolada com a medalha de prata no peito, em março ela sentiu o calor da S10, que na terceira colocação registrou 2.330 unidades comercializadas.
Essa aproximação da picape da Chevrolet se deve a uma estratégia mais focada nas vendas diretas, aquelas destinadas aos frotistas, às locadoras de veículos e aos clientes PcD (Pessoa com Deficiência). Ainda segundo informações da Fenabrave, a S10 emplacou 1.758 unidades em vendas diretas, sendo a picape média líder neste tipo de negociação em março. A Hilux foi a segunda com 1.185 e a Ranger, terceira, com 1.005.
Quando olhamos só para as vendas no varejo, a caminhonete da Chevrolet despenca e suas rivais crescem. A picape da Toyota foi a líder entre as médias com 2.228 emplacamentos e a representante da Ford a segunda, com 1.492. Neste formato de negociação, a S10 acaba sendo somente a quarta colocada, com 572 exemplares comercializados, ficando atrás da surpreendente Mitsubishi Triton, que acumulou 637 emplacamentos.
E por falar na Triton, a picape da MIT apresentou seu cartão de visitas. Em seu primeiro mês cheio de vendas, a nova caminhonete da fabricante de origem japonesa somou 699 caminhonetes comercializadas, somando vendas diretas e vendas no varejo, garantindo assim a quinta posição entre as mais emplacadas de março, ficando imediatamente atrás da Nissan Frontier (944), mas à frente de Fiat Titano (618), Volkswagen Amarok (540) e da irmã mais velha L200 (511).
Fechando o primeiro trimestre de 2025, podemos notar que o mercado de picapes médias pouco mudou. De janeiro a março, a Hilux acumulou 10.216 emplacamentos, sendo a caminhonete média mais vendida do País. Na segunda colocação aparece a Ranger (7.363 unidades) e em terceira a S10 (5.740 unidades). Fechando o top 5 estão Frontier (2.889 unidades) na quarta colocação, e L200 (2.460 unidades).