O nome pode até significar "rei", mas o BYD King ainda precisa comer muito arroz com feijão para destronar o verdadeiro soberano dos sedãs médios no Brasil. Com 8.961 unidades emplacadas no primeiro trimestre de 2025, o Toyota Corolla continua inalcançável na liderança do segmento, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Só em março foram 3.040 unidades vendidas, mais que o dobro do segundo colocado. E quem ocupa esse posto? Justamente o aspirante ao trono: o BYD King, que somou 1.427 emplacamentos no mês e chegou a 3.057 no acumulado do ano, garantindo 19,59% de participação — porém, ainda muito atrás dos 57,43% do Corolla.
Lançado no Brasil em 1992, o Corolla não demorou a cair nas graças dos brasileiros. Construiu uma boa reputação com foco em confiabilidade, conforto e bom custo-benefício. Mas não ficou parado no tempo: em 2019, o sedã médio da Toyota se reinventou e ganhou versões eletrificadas, que combinam o motor elétrico com o propulsor a combustão. Mas com um diferencial: podia ser abastecido com etanol ou gasolina, um feito para a época.
A diferença entre o Corolla e os demais é tão grande que, mesmo somando os números no acumulado do terceiro até o 18º colocado, o resultado ainda não chega nem perto do obtido pelo modelo da Toyota.
Aliás, o Civic tem lutado para se manter relevante. Em março, vendeu apenas 206 unidades, número inferior ao do Seal, outro sedã elétrico da BYD - que, mesmo custando mais, emplacou 208 unidades no mês.
Parte do sucesso do Corolla também está na ampla gama de versões. Em 2025, o sedã médio da Toyota é oferecido em cinco configurações, todas com câmbio CVT e bom pacote de equipamentos:
GLi 2.0 Flex -R$ 158.490: voltada para o público corporativo, tem motor 2.0 de 175 cv e pacote básico.
XEi 2.0 Flex - R$ 165.890: versão intermediária com acabamento mais refinado, rodas aro 17 e central multimídia de oito polegadas.
Altis Premium 2.0 Flex - R$ 193.090: topo de linha com motor 2.0, bancos em couro, teto solar e pacote Toyota Safety Sense.
Altis Hybrid Premium - R$ 199.990: versão que une o motor 1.8 flex com outro elétrico e rende até 122 cv de potência, com todos os recursos de segurança e tecnologia da marca.
GR-Sport 2.0 - R$ 193.490: proposta esportiva com acerto de suspensão exclusivo, visual diferenciado e até 175 cv de potência.
Em todas as configurações, o Corolla entrega o básico que o brasileiro espera: conforto, consumo equilibrado e zero dor de cabeça com manutenção.
Mesmo com a chegada de modelos mais modernos, como os elétricos da BYD ou os alemães recheados de tecnologia e sofisticação — caso de Mercedes-Benz CLA200, CLA45, CLA35 e AMG C63S, Audi A3 e A5, e BMW 420i —, a liderança do Corolla jamais foi incomodada. São carros de nicho, voltados para públicos específicos e com preços que afastam a maioria dos consumidores.
Enquanto os rivais se revezam na briga pelo segundo lugar, o Toyota Corolla reina absoluto. São mais de três décadas de história com atualizações constantes, pioneirismo em motorização híbrida e uma reputação sólida construída no asfalto brasileiro. E o King? Bom, o nome é pomposo, mas ainda falta estrada para alcançar a majestade japonesa.
Está em dúvida entre o Toyota Corolla e o BYD King? Então confira o vídeo a seguir e veja qual é o melhor para você: