Nos primeiros dias de abril o mercado de SUVs já começou com uma surpresa: o Toyota Corolla Cross aparece como o SUV mais vendido do país (até o dia 6/4), com 1.478 unidades emplacadas, conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O utilitário japonês desbancou o até então líder do segmento, o Volkswagen T-Cross, que teve 1.355 unidades no mesmo período.
O que chama atenção não é apenas a troca de posições, mas a velocidade com que o Corolla Cross tem conquistado espaço. No mês passado, março, o T-Cross fechou o mês como o SUV mais vendido do país, com 6.512 unidades, quase 700 a mais que o Corolla Cross, que registrou 5.834 vendas no mesmo intervalo.
A virada de jogo mostra a boa fase vivida pelo Corolla Cross, que já vinha apresentando uma curva de crescimento desde o início de 2025. Com produção nacional em Sorocaba (SP) e motorização híbrida nas versões topo de linha, o SUV da Toyota tem conquistado consumidores que buscam eficiência, confiabilidade e um bom valor de revenda — três atributos já associados à marca. E, neste momento, tudo indica que a estratégia está funcionando.
Já o T-Cross, mesmo ainda forte no varejo, pode estar enfrentando um pequeno desaquecimento na demanda neste começo de mês. Tanto que o alemão foi superado por dois japoneses ao mesmo tempo - além do Corolla Cross, também foi deixado para trás pelo Honda HR-V.
Apesar da vantagem do Corolla Cross até aqui, o cenário ainda está em construção. Os dados de abril são parciais (até o dia 6/4) e, como é comum no mercado automotivo, muita coisa pode mudar até o fechamento do mês. Em março, por exemplo, o próprio HR-V chegou a liderar nos primeiros dias e acabou terminando em sétimo lugar entre os SUVs, com 5.095 unidades.
Ainda assim, o movimento mostra que o Corolla Cross pode se consolidar como uma das grandes forças do ano, disputando vendas de igual para igual com os principais nomes do segmento.
Desde janeiro, o Corolla Cross tem registrado números consistentes e crescentes, reflexo da boa aceitação da linha híbrida flex, das revisões com preço fixo e da reputação da Toyota. O carro também se beneficia da base do sedã Corolla, um dos modelos com melhor reputação no mercado brasileiro — inclusive entre os seminovos, onde também é um dos mais procurados.
Outro ponto favorável é a combinação entre conforto, visual atualizado e baixo consumo de combustível, especialmente nas versões híbridas. Em tempos de combustível com preço elevado, essa vantagem pesa no bolso do consumidor.
Toyota Corolla Cross – 1.478 unidades
Honda HR-V – 1.359
Volkswagen T-Cross – 1.355
Hyundai Creta – 1.221
Nissan Kicks – 1.088
Chevrolet Tracker – 981
Fiat Fastback – 753
BYD Song – 665
Jeep Compass – 654
Volkswagen Nivus – 602
Ainda é cedo para bater o martelo sobre qual será o SUV mais vendido do mês, mas o Corolla Cross larga na frente. A disputa está acirrada com o T-Cross e também com o HR-V, que continua crescendo bem. Enquanto isso, outros modelos como o Tracker, o Compass e o Kicks tentam manter estabilidade e se segurar no top 10.
Tudo indica que 2025 será um ano marcado por revezamentos na liderança, reflexo da alta competitividade do segmento de SUVs no Brasil — o mais disputado da atualidade.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade