Agora que você conhece o Toyota Yaris Cross, futuro SUV compacto nacional da marca japonesa que será fabricado e vendido no Brasil, vamos falar sobre data de chegada e preços - duas informações super importantes para a sua tomada de decisão.
Fontes ligadas à fabricante disseram ao WM1 que o modelo será lançado em junho, depois de alguns atrasos - a ideia inicial era de que estreasse antes, ainda no começo do primeiro semestre. Mas a já "tradicional" variação cambial e outras burocracias causaram a demora.
Agora vamos fazer contas: qual será o preço?
A filial da Toyota na Indonésia revelou o valor do carro por lá no final do ano passado: a partir de 351 milhões de rúpias, o que seria algo equivalente a R$ 114 mil na conversão direta.
No mercado asiático, o Yaris hatch - muito parecido com o carro que temos aqui no Brasil - parte de 326 milhões de rúpias (R$ 106,3 mil). Aqui em nosso país, o hatch custa atualmente a partir de R$ 111.090.
Se aplicarmos a diferença proporcional de 7,6%, o Yaris Cross feito no Brasil poderia ter um preço inicial perto dos R$ 120 mil.
Dessa forma, seria posicionado em uma faixa inferior à das versões de entrada dos principais SUVs compactos, como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia - e também na zona de mercado de configurações intermediárias de modelos "menores", como Fiat Pulse, Renault Kardian, VW Nivus, e onde futuramente teremos também a presença do VW Tera e do SUV do Onix.
Consequentemente, assim que estrear o carro será a opção de entrada para o universo dos SUVs dentro da gama Toyota. Portanto, abaixo do Corolla Cross, que hoje parte de iniciais R$ 179.190.
Mas, calma! Lembrem-se que falamos de um carro que será híbrido e que deverá carregar muita tecnologia. É possível imaginar, portanto, que o Yaris Cross tenha valores que fiquem entre R$ 140 mil e R$ 180 mil.
Lá fora, o Yaris Cross foi apresentado em cinco versões: três puramente a combustão e duas híbridas.
As versões híbridas partem de 440,6 milhões de rúpias (R$ 143,5 mil). A topo de linha, que é híbrida e tem o pacote visual GR Sport, custa praticamente 450 milhões de rúpias, ou cerca de R$ 146,6 mil.
As versões a combustão são equipadas com motor 1.5 a gasolina de 106 cv de potência e 14 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou CVT. As mais caras têm sistema híbrido, que une um motor 1.5 de 80 cv a um elétrico de 90 cv, e são movidas somente pelo conjunto automático.
O carro é ligeiramente maior do que os principais concorrentes - e aqui falamos de Honda HR-V, Fiat Fiat Fastback, Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e companhia. E esse tamanho bojudo também deve fazer com que seu preço suba mais um pouco por aqui em comparação com o praticado no mercado da Indonésia.
Feito sobre a plataforma DNGA - uma versão mais simples da TNGA de Corolla e Corolla Cross - o SUV tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos - para comparação, o atual Honda HR-V tem 4,34 m, 1,79 m, 1,59 m e 2,61 m, respectivamente.
Visualmente, o carro traz elementos que vemos em Corolla Cross e RAV4 (a traseira é inspirada na do SUV grande) e detalhes que remetem até ao SUV Highlander, oferecido nos EUA.
Nós, do WM1, gostamos do visual e acreditamos que o modelo deverá fazer sucesso por aqui.