O Toyota Yaris pode até estar próximo do fim no mercado brasileiro, mas isso não quer dizer que a marca japonesa tenha deixado de lado os reajustes nos preços do modelo. Uma prova disso é que o compacto começou 2025 mais caro.
O Yaris XL nas carrocerias sedã e hatch, que até dezembro de 2024 era comercializado por R$ 104.190, agora está disponível por R$ 108.890 - aumento significativo de R$ 4.700.
Versão intermediária da linha, a XS passou de R$ 116.490 para R$ 117.790 (alta de R$ 1.300), enquanto a topo de linha XLS subiu de R$ 127.490 para R$ 128.990 na carroceria hatch (R$ 1.500 mais caro), e de R$ 132.490 para R$ 133.790 na carroceria sedã (R$ 1.300 a mais).
Em todas as versões, o Toyota Yaris é comercializado com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 flex de 110 cv de potência e câmbio automático CVT.
Lançado no Brasil em meados de 2018 e reestilizado em 2022, o Toyota Yaris ficou longe do sucesso esperado para um racional produto da marca japonesa. Nunca chegou a ameaçar os líderes do segmento dos compactos.
Em dezembro de 2024, o Yaris Hatch emplacou 790 unidades, enquanto o Yaris Sedã somou 1.013 licenciamentos. Só para comparar, o SUV Corolla Cross somou 3.771 unidades, enquanto o sedã médio Corolla teve 3.562 registros. Modelos maiores e mais caros, vale destacar.
Um dos fatores que pesaram nesse resultado do Yaris no mercado brasileiro foi a demora no lançamento. O modelo estreou no Sudeste Asiático em 2013 e chegou ao Brasil apenas cinco anos depois, já com a primeira reestilização.
Mesmo com o visual sintonizado com o do carro asiático, estava claro que o Yaris era um produto com alguns bons anos de mercado. O que ficou ainda mais evidente com o lançamento, em 2019, das novas gerações dos concorrentes Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
O Yaris dará espaço no mercado brasileiro para o Yaris Cross. Modelo que, apesar do nome, nada tem a ver com o hatch ou com o sedã. Foi lançado no Sudeste Asiático em meados de 2023 e é um produto muito mais atual, que virá forte para brigar no segmento dos SUVs compactos.