A chegada do Audi A5 2025 marca mais do que uma troca de geração: é o fim de uma era e o começo de outra. Depois de três décadas, o A4 sai de cena e dá lugar ao A5 como o novo representante da Audi entre os sedãs médios. O desafio não é pequeno — mas a nova geração do A5 parece estar pronta para encará-lo.
A terceira geração do Audi A5 foi desenvolvida para substituir o A4 globalmente. E isso não é só um reposicionamento de nome — há uma nova proposta de design, uma cabine reformulada e, principalmente, o uso da Plataforma Premium a Combustão (PPC), que estreia no modelo prometendo maior rigidez, segurança e performance dinâmica.
Principais mudanças do Audi A5 2025:
Dimensões maiores (mais comprimento e largura)
Visual inspirado na linguagem do Q6 e-tron
Interior centrado na experiência do usuário
Estreia da plataforma PPC
Vale lembrar que o A5 dá continuidade à série de lançamentos já confirmados pela marca, como os novos Audi A3 Sedan e Audi RS 3.
O novo A5 deixa claro que a Audi quer se afastar do visual mais conservador do antigo A4. As linhas ficaram mais fluidas e orgânicas, com destaque para os faróis mais afilados com nova assinatura em LEDs, a grade singleframe redesenhada e mais larga, e a traseira com escape retangular e lanternas unidas por faixa de luz.
Essas mudanças criam uma silhueta mais esportiva e um equilíbrio visual que aproxima o sedã de um coupé — sem perder a sobriedade típica da marca.
A cabine do A5 2025 evolui em quatro pilares: ergonomia, conectividade, espaço e clareza visual. O destaque aqui vai para o novo painel curvo com tecnologia OLED, que une dois displays: o Audi Virtual Cockpit de 11,9 polegadas, e a tela sensível ao toque, de 14,5 polegadas.
Além disso, a nova arquitetura eletrônica permite mais funções de conectividade e personalização, com foco no motorista e no passageiro da frente.
A iluminação sempre foi uma marca registrada dos modelos da Audi — e aqui ela dá mais um passo. A terceira geração do modelo tem:
Luzes diurnas digitais com assinatura personalizável
Efeitos dinâmicos ao destravar/trancar o veículo
Interação visual entre o carro e os ocupantes
Com lançamento confirmado para este ano, o Audi A5 2025 chegará para preencher uma lacuna deixada por um modelo consagrado, mas com a proposta de modernizar o portfólio da marca.
A expectativa é que a Audi posicione o A5 entre os sedãs médios premium mais tecnológicos do mercado — o que o bota frente a frente com nomes como BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
Se você busca um sedã com apelo visual esportivo, tecnologia de ponta e o DNA premium da Audi, o A5 2025 promete entregar tudo isso.
Em vendas, o Audi A4 emplacou 178 unidades em 2024, bem atrás do Mercedes-Benz Classe C, por exemplo, que anotou 1.354 unidades. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Já o atual A5 vendeu 371 unidades. Em 2025, foram 75 emplacamentos. Atualmente, o carro é vendido em duas variantes, a Sportback, com valor inicial de R$ 363.190 e a RS 5 Sportback, que custa a partir de R$ 863.990.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade