A Audi anunciou nesta sexta-feira (11/4) o lançamento da exclusivíssima RS 6 Avant GT no Brasil. A edição especial da perua, limitada a 660 unidades em todo o mundo, terá dez unidades direcionadas ao país. A marca não revelou a data de chegada.
Como diferencial, a station wagon exibe visual inédito - com spoilers, difusores e para-choques exclusivos - e uso extenso de fibra de carbono em elementos espalhados pela carroceria. Além disso, tem inéditas rodas de 22 polegadas, bancos especiais e numeração da série especial (de zero a 660) no console central.
"Quem já teve o deleite de acelerar a RS 6 Avant sabe que guiou um carro excepcional. E como lapidar esse verdadeiro hors-concours sobre rodas? O desafio foi à altura do ícone, e estamos orgulhosos em trazer o fruto desse projeto. A versão limitada RS 6 Avant GT vai conquistar o coração de seu seleto grupo de clientes", destaca Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
Os primeiros esboços do RS 6 Avant GT remontam ao conceito RS 6 GTO, de 2020. Aquele modelo foi desenvolvido pelas mãos de doze jovens, sob supervisão de mecânicos e pintores automotivos da Audi, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design.
Eles tiraram a maior parte de sua inspiração do lendário carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. O resultado demonstrou o potencial dos jovens talentos e como eles poderiam contribuir com a fabricante, mesmo durante o processo de aprendizado.
A Audi RS 6 Avant GT se destaca das outras versões esportivas graças à aparência impressionante, que é baseada no conceito. Note que capô e os para-lamas são feitos de fibra de carbono - pela primeira vez na história da marca. Há ainda inserções nas saias laterais e nas capas dos retrovisores em carbono brilhante.
Na traseira, destaque para a asa dupla inspirada no automobilismo - herança do protótipo feito pelos aprendizes. Pela primeira vez na história da perua RS 6 Avant, os trilhos do teto foram removidos para criar uma silhueta mais plana e esportiva. Os freios de cerâmica com pinças pintadas na cor vermelha são de série.
A RS 6 Avant GT sai da linha de produção com o pacote de design RS plus como padrão. A cabine tem o preto como tonalidade predominante, realçada por detalhes como costuras nas cores vermelho e cobre, além de combinações de materiais e texturas mais sofisticados. Além disso, a perua tem teto solar panorâmico.
Os bancos tipo concha RS têm combinação de couro e costura em favo de mel aparente em tonalidade cobre. Os cintos são vermelhos e o console central tem o número de série limitada.
O carro ainda vem equipado com o inédito sistema de som Bang & Olufsen 3D Advanced, com dois alto-falantes direcionais e motorizados no painel frontal e 19 outros alto-falantes com imãs de Neodymium em HD.
A Audi RS 6 Avant GT é equipada com o consagrado motor V8 4.0 TFSI biturbo, otimizado para entregar ainda mais performance: 630 cv de potência e 84,6 kgfm de torque. A tração é integral permanente, da grife quattro, e o câmbio é automático de oito marchas.
O conjunto pode fazer a perua acelerar de zero a 100 km/h em 3,3 segundos. Já a aceleração de zero a 200 km/h acontece em 11,5 segundos. A velocidade máxima é de 305 km/h.
Para distinguir ainda mais a edição especial de outros modelos da linha RS, o diferencial esportivo no eixo traseiro foi especialmente ajustado para a RS 6 Avant GT. Os novos parâmetros focam em maior agilidade e viés traseiro no modo "dinâmico".
Os compradores também se beneficiam de uma tocada mais esportiva, neutra e altamente precisa com a suspensão esportiva RS plus com o Dynamic Ride Control (DRC).
Por fim, os pneus Continental Sport Contact 7 de 22 polegadas (285/30 R22) e alto desempenho prometem garantir a aderência necessária para uma tocada dinâmica e esportiva. Segundo a Audi, a distância de frenagem é até dois metros menor com os novos pneus, nas freadas de 100 km/h para 0 km/h.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade