A Audi aproveitou um evento presencial exclusivo para anunciar a chegada de dois novos carros elétricos da empresa no Brasil até o final de 2021. Com a confirmação, o portfólio da linha e-tron no país sobe para quatro modelos.
Desta forma, os futuros e-tron Sportback S e e-tron GT se somarão ao e-tron (lançado no primeiro semestre), e-tron Sportback (agora em pré-venda por R$ 511.990).
O e-tron Sportback é o lançamento mais recente. Ele já havia chegado nas concessionárias, no mês passado, e o preço oficial - R$ 511.990 é o mesmo cobrado durante a fase de pré-venda. Ele é o segundo da linha, já que o primeiro foi o e-tron, SUV elétrico tradicional lançado em abril deste ano por R$ 460 mil (R$ 499 mil depois do período de valor promocional).
Em 2021 outros dois e-tron vão chegar ao Brasil. Um deles o Sportback S. O "S" no sobrenome traz muitas diferenças, mas a maior delas são os quase 100 cv a mais de potência na comparação com o modelo regular - 503 cv e 99,2 kgf.m de torque (contra 408 cv e 67 kgf.m). Tudo graças a um motor elétrico extra no eixo traseiro, que totaliza três propulsores em vez de dois.
Com isso, o Sportback S se torna um segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (4,5 s), e sua velocidade máxima também aumenta em 10 km/h, para 209 km/h. Melhor no desempenho, pior no "consumo": para alimentar os três motores, o S utiliza bateria de 95 kWh e tem autonomia de 363 quilômetros de acordo com o padrão europeu WLTP (são 446 km na versão convencional).
Visualmente, ele é mais "nervoso", com carroceria 5 cm mais larga, saias mais bojudas, grade frontal exclusiva e difusor diferenciado na traseira. O interior é praticamente o mesmo, mas o S tem painel escurecido para reforçar a sensação de esportividade. Além disso, a aerodinâmica também é melhor, com coeficiente de arrasto de 0,26 (0,28 no standard), e ele traz sistema de vetorização de torque.
Outra novidade prometida para 2021 é o e-tron GT, um legítimo superesportivo elétrico, criado para peitar carros como, por exemplo, o Porsche Taycan. Ele lembra visualmente um Audi A7 Sportback, mas vale destacar que não há motor a combustão. Outro destaque é o fato de ele ter sido escolhido pelo Homem de Ferro como seu novo esportivo depois de o super-herói ter se livrado do R8 Spyder - lembra da cena em que Tony Stark chega na sede dos Vingadores no último filme da série?
O e-tron GT tem 590 cv, faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 240 km/h (limitada eletronicamente). De acordo com a Audi, ele oferece 400 quilômetros de autonomia e suas baterias podem ter 80% da carga recarregadas em apenas 20 minutos.
O design, apesar de agressivo, é harmônico e identificável como um Audi. O interior é minimalista, mas tem couro Alcantara e telas sensíveis ao toque na central multimídia e um display totalmente digital e configurável no painel de instrumentos. A marca já havia confirmado o inicio da produção no final deste ano. Agora, confirma as primeiras entregas para o Brasil e o mundo em 2021.