Novidade no segmento de alto luxo: já está entre nós o Audi Q8 2025, que absorveu a versão topo de gama da linha 2024 chamada Launch Edition para agora ser oferecido só em uma configuração, a Performance Black - antes a de entrada, agora única -, com mudança de preço de R$ 699.990 para R$ 774.990.
O SUV de cinco lugares (o de sete é o Q7) tem novos detalhes externos, que foram alinhados à nova identidade visual da marca, rodas maiores e ainda mais equipamentos para justificar o aumento. Mas segue oferecendo opcionais, como você verá a seguir.
O modelo estreia ainda neste mês de outubro em todas as 42 concessionárias da Audi espalhadas pelo país e tem como maior destaque o sofisticado sistema de iluminação a laser com várias possibilidades de assinaturas, bem como tecnologia matricial nos faróis e OLED nas lanternas.
"O novo Audi A8 2025 representa o nosso patamar mais elevado em termos de sofisticação, conforto, tecnologia e segurança. Isso sem perder o DNA esportivo e a dinâmica incomparável. Estamos muito orgulhosos de oferecer ao mercado brasileiro a versão renovada com tecnologias inéditas", afirma Danial Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil.
Grade e para-choque frontais são totalmente novos, assim como as rodas (agora de 23 polegadas, as maiores da categoria) e assinatura das lanternas. A silhueta não muda: feito sobre a mesma base que Audi Q7, Porsche Cayenne, Volkswagen Touareg, Bentley Bentayga e até Lamborghini Urus - o Q8 continua sendo um legítimo SUV-cupê.
É a versão com design mais "jovem" do Q7 sem oferecer os sete lugares. Tem 4,99 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,70 m de altura e 3,00 metros de entre-eixos. O porta-malas tem 605 litros de capacidade e pode chegar a 1.755 litros se os bancos traseiros forem rebatidos.
Destaque para o incremento de tecnologia nos faróis, que agora têm LED matricial em HD na dianteira com luzes a laser adicionais e OLED digital nas lanternas - conectadas por luz pela tampa do porta-malas - com quatro opções de assinaturas digitais, além de luzes de setas dinâmicas.
Em termos de equipamentos, pode sentar e pegar um bloquinho pois o Q8 tem tudo que um carro de quase R$ 800 mil precisa oferecer.
Por fora, ele vem equipado com o kit S Line com máscaras na grade; pinças de freio na cor vermelha; retrovisores com ajuste elétrico - rebatíveis, aquecíveis, com memorizador de posição e anti-ofuscantes - e com as já citadas rodas de 23 polegadas (calçadas por pneus 285/35 R23).
Por dentro, acabamento de primeira linha que mistura couro Valcona com materiais macios ao toque com costuras contrastantes, além de detalhes de acabamento em alumínio.
O Audi Q8 2025 vem com sete airbags; pacote ADAS de condução semiautônoma nível 2 com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e corretor de faixa e frenagem de emergência; câmera 360° e assistente de estacionamento com sensores dianteiros e traseiros.
Por dentro, tem ar-condicionado com quatro zonas de atuação; seletor de cinco modos de condução; botão de partida com chave inteligente; sistema start-stop; pacote de luzes ambiente customizável com 30 cores e porta-malas com abertura e fechamento elétrico.
No sentido de conveniência e entretenimento, ele vem com central multimídia MMI com navegador nativo e conexão para CarPlay e Android Auto; quadro de instrumentos 100% digital; sistema de som premium da Grife Bang & Olufsen com qualidade 3D, 17 alto-falantes e 730 watts e carregador de celular sem fio, entre outros.
Tem até opcional: os citados faróis digitais com luzes assistentes a laser; head-up display; assistente de visão noturna e capas dos retrovisores feitas de carbono.
Ainda não foi dessa vez que o Audi Q8 aderiu à hibridização total. Mas agora ele tem uma bateria de 48V e um alternador de correia de partida que faz dele um híbrido-leve - ou seja, está oficialmente liberado do rodízio em São Paulo (SP).
Quanto ao motor, ele segue sendo movido pelo V6 TFSI de injeção direta com 340 cv de potência e 51 kgf.m de torque, que é combinado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas e ao sistema de tração integral quattro.
Com esse conjunto - e com suspensões pneumáticas com eixo traseiro dinâmico de série -, ele pode arrancar de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e chegar à máxima de 210 km/h. Ele pesa 2.340 quilos.
O sistema também permite que durante determinadas situações - como entre 55 km/h e 160 km/h -, ele pode entrar no modo "velejar", momento em que o motor V6 fica desligado por até 40 segundos. Com isso, o consumo deve ser razoável.
Em nosso teste, média de 10 km/l, com três pessoas a bordo e ar-condicionado sempre ligado. Os números oficiais do Inmetro não foram revelados pela Audi.
São nove opções de cores de carroceria (dois tipos de branco, dois de azul, bege, vermelho, prata, cinza e preto) e dois de cabine, preto ou cinza, além de três anos de garantia (antes eram dois).