A Audi do Brasil anunciou nesta quarta (12/3) o retorno do Audi RS3 ao Brasil - por ora, só na variante sedã. Com "desempenho impressionante" e "dinâmica de condução incomparável", o superesportivo tem previsão de chegada para o segundo semestre.
O novo Audi RS3 usa um motor de cinco cilindros em linha 2.5 litros TFSI, que entrega 400 cv de potência e 50,1 kgfm de torque. Segundo a marca, pode acelerar de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, tem câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, e tração integral da grife quattro.
Segundo as breves antecipações da Audi, o carro terá diferentes modos de condução que poderão ser selecionados pelo Audi Drive Select. Dentre elas, três opções mais esportivas: o "Dinâmico", em que o motorista define o perfil do carro a seu gosto; "RS Performance" e "RS Torque traseiro".
Este último certamente foi desenvolvido para uma espécie de modo "drift", onde o carro fica mais arisco graças às capacidades tecnológicas do sistema de tração próprio da marca.
Além disso, virá com conversor de torque com distribuição variável nas rodas traseiras, controles eletrônico de estabilidade e binário seletivo das rodas, e ainda amortecedores adaptativos da suspensão esportiva desenvolvida pela linha RS.
Visual instigante
Externamente, o Audi RS3 tem alterações visuais para deixar o design mais esportivo, como a nova linguagem visual e os logotipos em 2D da marca.
O carro também ganhou acabamento em preto brilhante nas capas de retrovisores, nas molduras das portas, na grade dianteira, nas saias laterais, na lâmina acima do difusor e nas saídas de ar dianteiras e traseiras.
Na frente, os faróis LED Matrix oferecem três opções de luzes diurnas, que podem ser selecionadas pelo display no painel central da cabine.
Atrás, a Audi diz que o carro traz referências ao automobilismo. Os difusores de ar nos cantos do para-choque têm formato vertical e dialogam com as entradas dianteiras. Por fim, duas grandes ponteiras de escapamento em formato oval com ponteiras pretas são divididas por um refletor vermelho.
Assim como os faróis, as lanternas também têm nova disposição interna, com setas dinâmicas e função coming/leaving home, que mantém as luzes acesas por algum período para ajudar o motorista durante a noite.
Nas laterais, destaque para as rodas de alumínio fundido de 19 polegadas pintadas de preto fosco com design de cinco raios. Como opcional, a Audi oferece ainda rodas com dez raios cruzados, em cinza escuro fosco ou preto metálico brilhante.