Uma pena que a PSA Peugeot Citroën viva dias difíceis no mercado brasileiro. Afinal, reposicionamento da marca e reestruturação da empresa acabam por deixar mais criteriosas a produção ou importação de alguns modelos. Uma dessas lamentações recai sobre o novo Citroën C3, que acaba de ser remodelado na Europa.
O modelo é da terceira geração, lançada em 2016, e uma à frente do carro vendido aqui e produzido em Porto Real (RJ) desde 2010 - a propósito, é a única fábrica da holding francesa que ainda faz esse C3.
O novo Citroën C3 europeu foi beber na fonte do Cxperience, carro-conceito apresentado no Salão de Paris 2016. O modelo também tem muitos elementos do C4 Cactus, como os faróis finos que se interligam por meio do friso cromado que faz as vezes de grade frontal. O design deixou o capô com aparência mais elevada.
Contornos arredondados e linhas limpas continuam a ditar as formas do hatch compacto. Nas laterais, outra herança do parente SUV: os Airbumps, as almofadas na parte inferior da porta para proteger a lataria de pequenas batidas.
Na traseira, lanternas com novas seções e acabamento em preto brilhante na tampa do porta-malas. A sensação de teto flutuante está lá, com a parte superior do carro pintada de outra cor e com um elemento gráfico que remete ao Airbump.
Além de bancos redesenhados e detalhes na cabine, o novo Citroën C3 lá de fora recebeu um belo pacote de itens tecnológicos e de condução semi-autônoma. Controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e de ponto cego, detector de fadiga são alguns dos equipamentos.
A Citroën do Brasil diz que não há qualquer plano de trazer ou fazer o C3 de terceira geração no país - isso apesar de a PSA já estar produzindo o novo Peugeot 208 na Argentina para abastecer o Mercosul. Por aqui, o velho C3 continua na atual geração e em quatro versões de acabamento.