O primeiro Troller com câmbio automático da história foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (30). Além da nova transmissão, o TX4 ganhou diversos equipamentos de conforto e desempenho off-road e custa R$ 167.530. São R$ 25.700 a mais em relação à versão com câmbio manual, chamada T4.
O modelo já está disponível nas lojas e vem de série com snorkel; para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço; pneus de uso misto Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17; faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático; faróis auxiliares de LED Hella de longo alcance e submersíveis; sistema Isofix (para fixação de cadeirinhas infantis) e cintos de três pontos e encosto de cabeça para cinco ocupantes.
Segundo o gerente de marketing da Troller, Demétrio Fleck, a soma de equipamentos é equivalente a R$ 33 mil, o que, em tese, justifica a diferença enfática de preços entre o TX4 e o T4.
A novidade da Troller traz ainda teto solar duplo; lanternas traseiras de LED com vedação especial; bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis e antena flexível e removível.
Também é de série a central multimídia de 6,5 polegadas elaborada pela JBL Harman, sensível ao toque e que oferece conectividade com celulares via Android Auto e Apple CarPlay.
Mas o maior atrativo do modelo é mesmo o câmbio automático, um velho conhecido, uma vez que é o mesmo que equipa a Ford Ranger.
Ele recebeu calibração específica para o TX4 e tem relações menores, para ser mais adequado ao cenário off-road onde o carro tão bem se encaixa.
A caixa de seis velocidades trabalha em parceria com um motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros que entrega 200 cv de potência. Esse é o mesmo do T4: tem pico de torque de 46 kgf.m já em 1.750 rpm.
No asfalto, o desempenho do conjunto é bastante agradável. O câmbio identifica facilmente os momentos de retomada e reduz as marchas rapidamente, mantendo o vigor do motor.
Já em uma direção mais linear, o ganho de velocidade é rápido. Se você quiser brincar com as relações de marchas, é possível ajustar a manopla do câmbio para a esquerda e gerenciar a transmissão manualmente.
Pode parecer secundário, mas o desempenho do TX4 na estrada é importante. Isso porque a Troller entende que a oferta de câmbio automático pode roubar clientes dos segmentos de SUVs e picapes médias. Segundo a marca, 5% do público interessado no TX4 vai utilizá-lo na cidade.
Para essa galera, a parte ruim é que, embora os pneus sejam de uso misto, o carro dá impressão de escorregar no asfalto. A carroceria alta também ajuda a transmitir a sensação de pouco estabilidade.
O TX4 sente-se bem mesmo em trechos fora de estrada. Mesmo o mais inóspito cenário parece não fazer cócegas no carro.
Ele consegue passar por aclives relevantes e trechos alagados sem fazer esforço. Um item importante é o seu diferencial blocante com acionamento elétrico, que auxilia a tração traseira em casos de pouca aderência dos pneus, como em trechos cheios de lama.
Com os novos itens de dinâmica off-road e conveniência, o Troller TX4 ratifica o status de ser um dos melhores veículos fora de estrada do Brasil. Por outro lado, ainda não atingiu versatilidade o bastante para agradar também no uso urbano.