A Volkswagen fez um workshop na manhã desta terça-feira (29) para revelar uma "prévia" visual do Taos, seu novo SUV médio feito sobre a plataforma modular MQB - que era conhecido também por Tarek. O modelo será produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, a partir da virada do ano e chega ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre de 2021.
O Taos está confirmado como novo SUV da VW para encarar modelos médios, principalmente, o Jeep Compass - mas também Ford Territory, Chevrolet Equinox e outros utilitários que tenham preço entre R$ 130 mil e R$ 160 mil. Isso significa que ele será posicionado entre T-Cross (que hoje custa de R$ 92.990 a R$ 122.390) e Tiguan (entre R$ 145.430 e R$ 210.680).
O Taos é o SUV que completa a gama de utilitários da Volkswagen, que começou com a nova geração do Tiguan, em 2017; aumentou com o T-Cross, em 2019; e ficou ainda maior com a chegada do Nivus, este ano.
Visualmente, embora as imagens reveladas neste workshop adiantem como será o carro, o Taos será apresentado somente no próximo dia 13 de outubro, em uma apresentação online para os mercados da América do Sul e América do Norte.
Mecanicamente, a empresa confirmou que o Taos será outro SUV da Volks equipado com o motor 1.4 TSI (turbo) de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque e câmbio automático de seis marchas do tipo Tiptronic - assim como as versões topo de linha do T-Cross e de entrada do Tiguan.
Entre os itens de segurança, o Taos terá radar de colisão frontal (front assist), que detecta a aproximação rápida de um veículo à frente e aciona os freios automaticamente; e também radar de colisão traseira, que emite sinais sonoros ao motorista e também pode frear o carro de modo automático, além dos já obrigatórios freios ABS, airbags frontais e controles de estabilidade e tração.
Já sobre o sistema multimídia, o SUV será equipado com a recém-lançada central multimídia VW Play com tela tátil colorida de 10" com toda a possibilidade de conexão via aplicativos como faz o Nivus - que inclui até a chance de agendar a revisão do carro pelo próprio sistema -, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.