Depois de exaustiva "geração de conteúdo", com teaser, carro camuflado e muitas - muitas - lives, a Volkswagen finalmente revela os preços e versões do Nivus. O novo SUV compacto e acupezado da marca começa com duas configurações, com preços de R$ 85.890 (Comfortline) e R$ 98.290 (Highline).
Com essa gama enxuta, a Volks deixa clara sua estratégia. Posiciona o Nivus entre Virtus e T-Cross para tentar pegar clientes de compactos premium e os SUVs de entrada. Ou seja, desde Honda Fit/City, Fiat Argo/Cronos e modelos mais caros do Chevrolet Onix/Onix Plus, até as variantes iniciais de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Ford EcoSport, Nissan Kicks e Hyundai Creta.
Para tal, vai "no que os olhos veem" para início de conversa. O design com o caimento cupê da terceira coluna foge do lugar-comum - e se mostra ousado até para os padrões meio pasteurizados da VW. Além disso, tem porta-malas maior que parte dos citados (415 litros) e itens inéditos dentro da faixa de preço, conforme já adiantamos aqui no WM1 - inclusive, de condução semi-autônoma.
Desde a Comfortline, o Volkswagen Nivus será vendido com seis airbags, assistente à partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas e câmera e sensores de ré na segurança. Os controles eletrônicos de estabilidade e tração e o Isofix para fixação de cadeirinhas infantis já são obrigatórios desde o início deste ano de 2020.
Na parte de conforto, os já mandatórios ar-condicionado - este com saída para o banco traseiro -, direção elétrica e trio recebem a companhia de controle de cruzeiro, ajustes de altura e profundidade do volante, computador de bordo e descansa-braço dianteiro. Por fora, grade cromada, faróis de full LED, rack funcional no teto, rodas de liga leve aro 16" e retrovisores com piscas integrados.
O fabricante fez o maior alarde para o fato de o Nivus estrear a VW Play, a nova central multimídia da marca. Mas a Comfortline só vem com a já conhecida Composition Touch, com tela de 6,5", APP-Connect, espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay e tomadas USB - inclusive para os passageiros de trás. VW Play, apenas como opcional em um pacote que descreveremos na sequência.
O novo sistema de entretenimento só é oferecido na versão Highline. A generosa tela de 10" acaba por sacrificar, na topo de linha, aquele suporte de celular acima do painel típico dos mais recentes Volks - que é item de série na Comfortline. O VW Play também tem conectividade com IOS e Android, mais 10 aplicativos nativos que podem ser manuseados na tela, entre eles iFood, Estapar, Deezer e Waze.
Para justificar os R$ 12.400 a mais, o Volkswagen Nivus Highline se vale de mais itens, obviamente. E é aqui que surge o equipamento mais bacana e diferente do SUV em relação à faixa de preço onde atua: o controle de cruzeiro adaptativo, com frenagem autônoma e parada de emergência pós-colisão. Também vem com o Active Info Display, o quadro de instrumentos eletrônico e configurável.
Retrovisor eletrocrômico, detector de fadiga e indicador de pressão dos pneus também são de série na Highline. Ar-condicionado automático, faróis de neblina com luz de conversão estática (ilumina a parte interna da curva), bancos de couro, rodas aro 17", sensor de estacionamento dianteiro e tapete de carpete são outros equipamentos exclusivos da versão.
Há um pacote Launch Edition, que inclui apliques externos, como teto pintado de preto, cor exclusiva, capas dos retrovisores e outros detalhes escurecidos por R$ 1.700.
O motor é sempre o 1.0 TSI turbo de 128/116 cv e 20,4 kgf.m a 2.000 rpm. O Volkswagen Nivus também só sai de fábrica com a transmissão automática de seis marchas. O 0 a 100 km/h com álcool é prometido em 10,0 segundos, enquanto a máxima fica em 189 km/h.
Segundo medições do Inmetro, o consumo com etanol fica em 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l, na estrada. Com gasolina, as médias ficaram em respectivos 10,7 km/l e 13,2 km/l.
A Volks diz que o Nivus não terá outras opções de motores ou câmbio. A marca admite que chegou a desenvolver o SUV com o motor turbo e caixa manual, mas as pesquisas apontaram uma demanda majoritariamente por versões automáticas, e a montadora abortou a ideia.
O SUV compacto usa a consagrada plataforma modular MQB e a base do Polo. O modelo tem 4,26 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e 2,56 m de entre eixos. O vão livre do solo é de 17,6 cm quase 3 cm a mais que o hatch, graças a um novo acerto da suspensão e a pneus de maior diâmetro (205/55 R17). O eixo traseiro também é mais rígido no Nivus.
E como WM1 adiantou, o SUV entra em pré-venda com 800 unidades da Comfortline e 200, da Highline. Os primeiros clientes terão as três revisões iniciais grátis, além de seguro, tag Sem Parar e audio book gratuitos por um ano. Para quem for financiar, a primeira parcela fica para janeiro de 2021. As entregas e vendas nas concessionárias começam em meados de julho.