A Toyota mostra força e caminhos para quem se interessa pelo futuro da mobilidade. Uma websérie de três episódios, feita em união com a Webmotors, vai mostrar o que o dono - ou futuro proprietário - de um carro híbrido da empresa -referência nesse quesito- deve saber sobre seu automóvel.
A websérie faz parte da iniciativa Tudo que te Move da Toyota, que tem como um dos pilares ações de sustentabilidade, em busca de um mundo melhor.
Por isso vale destacar que sustentabilidade é o que move esta série e todo o planejamento futuro da Toyota. É legal entender como a fabricante que foi pioneira mundial no quesito de hibridização flex enxerga o futuro de seus produtos e serviços, incluindo tecnologias "verdes" empregada nos carros.
A abertura da nossa websérie vai responder as dez perguntas mais feitas por quem tem interesse em adquirir seu primeiro híbrido:
No episódio dois, a websérie trará informações técnicas sobre como funciona o carro híbrido flex e mostrará a evolução desse tipo de tecnologia aqui no Brasil.
A ideia é explicar de maneira simples como a tecnologia funciona, quais os tipos de híbridos e qual o impacto desse tipo de carro no dia a dia.
Para isso, vamos relembrar o nascimento do Toyota Prius, em 1997, resultado de estudos da marca que começaram em 1968. O Prius foi o primeiro carro do mundo a combinar um motor elétrico a um propulsor a combustão. Hoje, o modelo está na quinta geração e já vendeu mais de 20 milhões de unidades.
O episódio também explica a diferença entre MHEV (híbrido leve) e HEV (híbrido) e destrincha como é a tecnologia empregada no Corolla e no Corolla Cross, que foram os primeiros carros híbridos flex da história automotiva brasileira.
Para se ter ideia, na prática, a redução na emissão de poluentes responsáveis pelo efeito estufa é de 70% quando se usa etanol em relação a um modelo que só admite gasolina. E isso apenas a dupla de Corolla oferece por aqui.
E como anda? No final da websérie, nossa dupla de repórteres vai sair para as ruas com um Corolla Cross para mostrar como o híbrido funciona na cidade e desvendar o mistério de que é possível percorrer longas distâncias com um carro híbrido.
O vídeo explica que se você estiver com bateria alta e combustível baixo, você pode ativar o modo EV e fazer seu automóvel rodar apenas na eletricidade até um posto.
E o contrário também: quer economizar bateria e gasolina? Basta ativar o modo econômico.
Na viagem de São Paulo a Itu, no interior do estado, os apresentadores vão mostrar como funcionam os sistemas de transmissão do Corolla Cross, que adotou cintas com ângulos mais estreitos e polias mais compactas para que o conjunto pudesse alcançar algo em torno de 20% a mais de eficiência no funcionamento.
No fim, a websérie vai poder provar que a tecnologia híbrida flex que estreou no Corolla é excelente para usar em centros urbanos, por causa da economia de combustível, e que o câmbio CVT híbrido da Toyota deixa os modelos mais valente sem deixarem de ser econômicos. A "trip" na estrada ainda mostra muito bem o conforto que o carro oferece.
Como dissemos no início, a websérie faz parte da iniciativa Tudo que te Move da Toyota, que tem como um dos pilares ações de sustentabilidade, em busca de um mundo melhor.
Além do pioneirismo no desenvolvimento e fabricação nacional de carros híbridos flex, a Toyota quer reduzir os impactos socioambientais através de várias outras soluções, como logística reversa, em que clientes têm a segurança do descarte correto e responsável em manutenções preventivas como troca de óleo; e no Desafio Ambiental Toyota 2050, que falamos mais nessa reportagem.