A apresentação da BMW G 310 GS 2021 estava prevista para o próximo dia 8, mas a marca bávara se antecipou e revelou as novidades do modelo, que chega às lojas europeias e asiáticas ainda neste mês - no Brasil, as novidades estreiam até o final deste ano.
O visual sofreu algumas mudanças e há até certas alterações mecânicas. No design, a G 310 GS exibe um "bico" frontal redesenhado e grafismos inéditos. Toda a iluminação (farol, piscas e lanterna) passa a ser de LED. E surgem - pelo menos lá fora - duas novas versões, batizadas de Rally e "40 Years GS Edition".
A G 310 GS "Rally" tem parte do quadro pintada de vermelho e a tampa central dianteira do tanque na cor azul metálica. Já a "40 Years GS Edition" é inspirada na R 100 GS, modelo feito de 1987 a 1994 que teve uma versão nas cores preta e amarela, apelidada de Bumblebee. As decoração e pintura nesta versão da G 310 GS, claro, seguem o padrão da antiga.
Na parte dinâmica, as principais novidades são a adoção de acelerador eletrônico e de uma nova embreagem. O acelerador ride-by-wire (ou seja, sem uso de cabos) inclui um dispositivo que faz o aumento automático da marcha lenta para evitar "apagões" do motor quando frio.
Já a nova embreagem é deslizante, o que evita travamentos da roda traseira nas reduções mais severas. Além disso, é assistida, assim, exige menos esforço do piloto no acionamento do manete. Aliás, os manetes de freio e embreagem agora têm abertura regulável em quatro posições.
O motor, porém, segue o mesmo: um monocilíndrico de 313 cm³, 34 cv e 2,9 kgf.m de torque. Mas alguns ajustes foram feitos para adequação às normas de emissões indianas, que equivalem à Euro5.
No Brasil, a G 310 GS e irmã G 310 R são montadas em Manaus, com peças que vêm de fora. É natural que, com o tempo, elas sejam atualizadas. Mas isso só deve acontecer no fim do ano, com as renovações da linha 2021. Por enquanto os preços são de R$ 27.750 (GS) e R$ 26.750 (R).