O BMW X3 foi o maior destaque de um evento feito pelo grupo alemão nesta terça no hotel Rosewood, em São Paulo (SP), ao lado da apresentação do Mini Aceman. A marca ainda celebrou o fato de ter vendido 16.194 carros no ano passado - a melhor temporada da empresa no país na história.
A quarta geração do SUV foi revelada e a partir de agora passa a ser mais um SUV híbrido vendido no país - híbrido-leve, ou MHEV, na verdade. Chega importado dos Estados Unidos para disputar clientes com Volvo XC60, Audi Q5, Mercedes-Benz GLC e outros SUVs médios do segmento premium.
A melhor notícia é que esta nova geração do BMW X3, a quarta em sua história de 21 anos - e também caracterizada pelo código G45 -, manteve o motor 3.0 de seis cilindros em linha, 381 cv de potência e 55,1 kgf.m de torque.
O desenho também é inteiramente novo: há faróis e lanternas full-LED que seguem a nova proposta de design da empresa, grade iluminada (chamada pela marca de Iconic Glow) e novo formato de cabine, de certo modo parecida com a do BMW X1, que mudou há quase dois anos.
Outra novidade é que, a partir de agora, por causa do acréscimo de um sistema híbrido-leve com bateria de 48 Volts, esses números podem ter um pico e fazer o SUV atingir 398 cv e 59,1 kgf.m.
O bom câmbio automático de oito marchas também se manteve. Com esse conjunto, o SUV agora consegue acelerar de zero a 100 km/h em 4,6 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima.
Segundo Tiago Yoshitake, gerente de Produto, Preço e Estratégia da BMW, o novo BMW X3 é um dos carros "com melhor acerto dinâmico" da marca dos últimos tempos. O novo BMW X3 é 3,4 cm maior que o antecessor, totalizando 4,75 m. Já a largura aumentou 2,9 cm e chegou aos 1,92 m, enquanto a altura caiu 2,5 cm, passando para 1,66 m.
O preço também aumentou: houve um ajuste de R$ 20 mil em relação à antiga geração - de R$ 604.950 para R$ 624.950.
O novo BMW X3 vem com uma série de tecnologias de auxílio para direção e estacionamento, ambos semiautônomos. É o caso dos sistemas Driving Assistant Professional, Parking Assistant Professional, e Surround View com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Além dos sistemas de assistência, o novo BMW X3 também vem com o novo sistema operacional 9 da BMW, que fornece serviços como chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, GPS com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e outros apps.
Outros destaques do SUV são a "Digital Key Plus", que substitui as chaves físicas e anula a necessidade de aproximar o celular ou o smartwatch da maçaneta para abri-lo e do carregador sem fio no console para ligar o motor. Mas fica o alerta: a tecnologia é disponível só para modelos da Apple e Samsung.
Também há serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, climatizar, localizar o veículo e enviar destinos ao sistema GPS. Ainda é possível utilizar apps de smartphones e Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Outro recurso bacana é o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), capaz de executar inúmeras funções ou até explicar o funcionamento de equipamentos. Pode ser ativado por comando de voz, com a frase "Olá BMW" - ou qualquer frase programada pelo motorista.
O sistema ainda pode se conectar com Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto a receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
São sete opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Artic Race, Cinza Brooklin, Cinza Sofisto, Cinza Duna e Vermelho Fire) e três de revestimento interno (Couro Veganza Preto, Couro Veganza Marrom e Couro Veganza Bege).
Vale lembrar que o BMW X3 chega ao Brasil com o programa BMW Service Inclusive (BSI) gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. O BSI é um programa que oferece serviços de manutenção com cobertura mundial na rede de concessionárias sem custo adicional dos serviços cobertos.