Mais uma fabricante de motocicletas tentará a sorte no mercado brasileiro. A Moto Morini, uma tradicionalíssima marca italiana - que hoje é controlada pelo Zhongneng Vehicle Group chinês - anunciou que iniciará suas operações por aqui em junho do ano que vem.
Presente em 55 países, sendo seis deles na América do Sul, a marca chegará ao mercado brasileiro sob investimento de mais de R$ 250 milhões - previstos para os primeiros três anos de operação.
O aporte inclui todas as etapas de estruturação de uma cadeia produtiva local. As motos serão montadas na Zona Franca de Manaus (AM) com peças vindas de fora - a exemplo do que já fazem várias outras marcas presentes no país.
O investimento também contemplará os setores de distribuição, rede de concessionários e o posicionamento estratégico da marca.
"A Morini vem construindo seu legado desde 1937 e hoje é uma marca global, com produção em escala, porque cresce com sustentabilidade. 'Ereditá e passione' (herança e paixão) definem a personalidade das nossas motos", afirma o CEO da Moto Morini Brasil, Fabricio Morini.
Já Gunther Hofstatter, diretor de vendas e pós-venda da Moto Morini Brasil, explica que a montagem local eliminará o risco de falta de peças. "Nossa rede contará com dealers experientes e com estruturas consolidadas, uma exigência da Morini italiana, assegurando eficiência e profissionalismo."
A Moto Morini, no entanto, não revelou quais modelos serão vendidos no mercado brasileiro, mas adiantou que serão anunciados no início de novembro, no Salão de Milão (EICMA) - onde a marca apresentará novidades.
Entre modelos que já existem e que serão lançados, podemos especular alguns. A linha atual é composta pelas seguintes motos:
É uma naked que existe em duas versões, STR e SCR. O motor tem dois cilindros em linha, refrigeração líquida, e rende 59 cv de potência a 8.250 rpm e 5,4 kgf.m a 7.000 rpm. Usa pneus nas medidas 120/70 R18 na frente e 160/60 R17 atrás, pesa 195 quilos a seco, chega à velocidade máxima de 170 km/h e tem tanque para 15,5 litros. O banco fica a 79,5 cm do solo.
É uma trail/crossover média e existe em duas versões, T e X. O motor é o mesmo da Seiemezzo e também chega à velocidade máxima de 170 km/h. Com banco a 81 cm ou 83,5 cm do solo, usa pneus de uso misto 110/80 R19 na frente e 150/70 R17, pesa 213 quilos a seco, tem vão livre de até 17,8 cm e tanque para 18 litros.
Uma bonita custom que também existe em duas versões, standard e bagger. O motor é o mesmo das outras duas, mas como capacidade cúbica maior. O dois cilindros em linha tem 700 cm³ potência máxima de 73 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 6,9 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Alcança a velocidade máxima de 175 km/h, usa pneus 130/70 R18 na frente e 180/65 R16 atrás, pesa 214 quilos a seco, tem vão livre de 14 cm e tanque para 15 litros, e o banco fica a 70,5 cm do solo.
A Moto Morini deverá lançar três modelos no Salão de Milão: as naked Milano 750 e Corsaro 750, e a esportiva Corsaro Sport 750.
Entre os modelos que já existem e os que serão revelados, é particularmente difícil apostar neste ou naquele para o mercado brasileiro.
A explicação é simples: ainda que vá ser uma marca de nicho, com motos certamente custando acima de R$ 50 mil, todos os modelos aqui citados teriam lugar e seriam competitivos no mercado brasileiro.
A Moto Morino diz que as primeiras concessionárias serão abertas no segundo semestre de 2025 em São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos. Em 2026, novas lojas surgirão em mais estados do Sudeste e no Distrito Federal. Já a região Sul será contemplada durante uma terceira fase, em 2027.
A linha de montagem, por sua vez, será localizada na Zona Franca de Manaus (AM), no modelo CKD, o que possibilitará uma política de preços competitiva ante a concorrência e reafirma o compromisso da marca global com o fortalecimento do principal polo industrial brasileiro e a geração de empregos na região.
A Moto Morini foi fundada em 1937, na província de Bolonha, por Alfonso Morini - mecânico, designer e piloto. A estrutura da fábrica foi destruída durante Segunda Guerra Mundial, mas depois foi reconstruída.
Nos anos 1970, a Moto Morini foi das primeiras fabricantes a introduzir o sistema de ignição eletrônica em uma motocicleta de produção em massa, com o icônico modelo 3 ½ (350 cm).
Atualmente a sede da marca fica em Trivolzio, na região da Lombardia. Mas, desde 2018, seu parque industrial fica em Taizhou, na China, sob controle do Zhongneng Vehicle Group.