A Honda foi mais uma fabricante a anunciar investimento bilionário no Brasil. Dentro desse pacote, a marca já confirmou o que irá produzir aqui - a partir do segundo semestre de 2025 -: o novo WR-V.
Esse modelo não tem nada a ver com o carro que era derivado do Fit de terceira geração, muito menos com o SUV exclusivo para o sudeste asiático. Seu nome original é Elevate. Um modelo global, mas que foi desenvolvido na Tailândia e que é produzido desde meados de 2023 na Índia.
Uma curiosidade é que esse Elevate, apesar de ser claramente um modelo pensado para mercados em desenvolvimento, é oferecido pela Honda no Japão. Lá ele se chama WR-V e, veja só, é o SUV mais barato da marca.
Feito sobre a mesma plataforma do City, o novo WR-V também será o SUV de entrada da Honda no Brasil.
Ele tem 4,31 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,65 m. Ou seja: é maior que modelos como o Volkswagen Nivus e Chevrolet Tracker e tem quase as mesmas dimensões externas que o HR-V feito no Brasil.
Por outro lado, olhando para o painel de linhas mais simples, fica claro que ele é menos sofisticado, apesar da presença do painel com tela digital configurável de sete polegadas, materiais macios ao toque nas versões mais caras e da multimídia com tela flutuante de 10,25 polegadas.
A Honda ressalta ainda que um dos pontos fortes é o bom aproveitamento de espaço. O porta-malas, por exemplo, tem 458 litros - 104 litros a mais que o HR-V.
Mesmo as versões mais baratas têm itens como faróis de LED, chave presencial, ar-condicionado automático com saídas para os bancos traseiros e seis airbags.
E também não falta no carro indiano - ainda que só na versão topo de linha - o pacote tecnológico Honda Sensing, com assistente de manutenção e centralização em faixa, controlador adaptativo de velocidade, alerta de colisão com frenagem autônoma e monitor de ponto cego LaneWatch.
A única opção de motorização do WR-V produzido na Índia é um 1.5 a gasolina e injeção multiponto, que desenvolve 121 cv. Esse propulsor pode ser combinado com um câmbio automático CVT ou com um manual de seis marchas.
No Brasil, esse 1.5 multiponto deve sair de cena e ser substituído pelo motor usado atualmente nos City e HR-V brasileiro. Que também é um 1.5 aspirado e da mesma família do propulsor do carro indiano, mas flex e mais potente (126 cv) por conta da injeção direta de combustível.
Outra novidade que deverá estrear no Brasil no WR-V é o conjunto motriz híbrido-flex. Será uma variação local do sistema e:HEV já usado no mercado asiático no City, combinando um propulsor 1.5, que funciona em ciclo Atkinson, com um motor elétrico, para desenvolver a potência combinada de 126 cv. Na Índia, o City híbrido calibrado para gasolina registra consumo médio de até 26,5 km/l.
O WR-V foi lançado no mercado brasileiro em 2017. Desenvolvido pela filial brasileira, combinava a carroceria e conjunto motriz do Fit de terceira geração com componentes mecânicos do HR-V.
O SUV foi produzido até 2021 em Sumaré (SP) e foi levado também para a Ásia, onde permaneceu em produção por mais tempo até ser substituído por dois modelos - um deles é o Elevate.
Já o outro modelo também é conhecido pelo nome WR-V, mas nada tem a ver com o WR-V pioneiro ou o SUV novo vendido no Japão. É um SUV compacto com porte de Fiat Pulse, feito na Indonésia para os mercados do Sudeste Asiático.