A icônica Karmann-Guia teve sua falência decretada na última quarta-feira (23). Fornecedora de peças para diversas montadoras e fabricante de clássicos homônimos sob chancela da Volkswagen, a empresa estabelecida no Brasil em 1960, por meio da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), não pagava os cerca de 300 funcionários desde dezembro de 2015.
O WM1 selecionou fatos marcantes e curiosidades sobre a cultuada marca de origem alemã, fundada em 1901, que foi objeto de desejo dos apaixonados por automóveis há décadas.
1 – Nome complicado
O nome Karmann-Guia surgiu a partir da junção da alemã Wilhelm Karmann GmbH com o estúdio italiano Carrozeria Ghia SpA. As marcas uniram-se para criar o esportivo Volkswagen Karmann-Ghia além, é claro, do Karmann-Ghia TC.
2 –Klases
Em 1874, Wilhelm Karmann adquiriu a Klases, uma fabricante de chassis e carrocerias. Somente em 1901, a empresa mudou de nome e as operações foram expandidas para uma montadora também de motores e outros componentes.
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Em registros de patentes na Europa, um dos nomes encontrados foi "e-Karmann", que nos faz ter praticamente certeza de que em breve poderemos ver um pequeno carro esportivo movido a eletricidade nas concessionárias da Volks. Vale lembrar que o Karmann Ghia original era um cupê 2+2 ou conversível, vendido entre 1965 e 1974, baseado no Fusca.
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Karmann Ghia seria baseado no ID.3
Recentemente, o CEO mundial da Volkswagen, Ralf Brandstatter, deu a entender que a marca poderia desenvolver um novo carro elétrico baseado na plataforma MBE, que faz o hatch médio ID.3, mas com carroceria conversível. Só isso já poderia significar o retorno do Karmann Ghia.
Tem outro fator que nos ajuda a pensar dessa maneira: a recente ideia da Volkswagen de registrar um punhado de nomes de modelos clássicos com o sufixo "e" - que ainda não está muito clara, mas já existe. Saber que já foram patenteados os nomes e-Beetle (Fusca), e-Samba, e o citado e-Karmann - e até mesmo um e-Golf Classic - nos deixa ouriçados.
Embora a resposta a este mistério possa ter a ver com versões restauradas de modelos clássicos convertidas para a mobilidade elétrica - o que também é muito interessante -, saber que uma releitura moderna do Volkswagen Karmann Ghia pode mesmo voltar à vida é algo de fato muito interessante. E também algo que gostaríamos de ver. O jeito, por ora, é aguardar" width="1900" height="600" data-type="foto_quadrada" srcMobile="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2018/02/13064333/karmann-730x410.jpg" class="fixedimage size-foto_quadrada wp-image-294254" src="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2018/02/13064333/karmann.jpg"/> Volkswagen Karmann-Ghia [/caption]
3 – Fábrica rara
A unidade do ABC paulista foi a única implementada pela Karmann fora da Alemanha. Além da sede em Osnabrück, havia ainda as plantas de Rheine e Bissendrof.
4 – Falência europeia
Mesmo respirando por aparelhos, a matriz brasileira demorou mais do que a europeia para chegar ao fim, que foi decretado há seis anos.
5 – Produção na Europa
Se no Brasil a empresa produziu poucos modelos diferentes, na Europa houve diversas produções para 13 montadoras. Alguns exemplos notáveis são o Chrysler Crossfire, Ford Escort RS Cosworth, Porsche 911 (entre 1966 e 1971), Volkswagen Fusca conversível (entre 1949 e 1980) e AMC Javelin 79-K coupé (veja o vídeo especial produzido pelo WM1 sobre a AMC abaixo:
6 – Modelos produzidos no Brasil
Inegavelmente, o VW Karmann-Ghia foi o principal destaque feito por aqui. O veículo teve motorização 1.2 de 34 cv do Fusca, 1.5 de 44 cv e 1.6 de 50 cv. Outro ícone foi o TC (Touring Coupé), versão cupê inspirada no Porsche 911, apresentado no Salão do Automóvel de 1970, que era equipado de propulsor 1.6 de 58 cv.
Os outros modelos feitos em São Bernardo foram o Escort XR3 Conversível, o Land Rover Defender, além da Kombi Safari, que também foi personagem de um vídeo do WM1:
7 - Produção de motorhomes
Falando na Kombi Safari, a Karmann também ganhou notoriedade pela concepção de motorhomes. O primeiro foi produzido em 1974, baseado no Volkswagen Type 2.
8 – Fiat
Muita gente remete a Karmann-Ghia a Volkswagen, por conta do sucesso do modelo da década de 1960. Mas, curiosamente, os últimos trabalhos da marca foram feitos para a rival Fiat.
9 – Sonho grande e não realizado
Em 2013, a Karmann-Ghia passou a ser controlada pela ILP Industrial. O grupo tinha a inteção de produzir uma releitura do esportivo que marcara época décadas antes. Houve até um concurso de design com universitários que fariam o desenho do modelo, com prêmio de R$ 100 mil. A empresa chegou a comprar novas prensas para a concepção do modelo, mas não encontrou parceiros para o projeto que não teve final feliz.
10 – Donos atuais
A Valmet Automotive assinou termos de compra da parte de concepção de tetos da matriz, em Osnabrück. Mas a maior parte da planta foi adquirida pela Volkswagen. Já a divisão norte-americana da Karmann foi vendida ao Webasto Group.