O Nissan Versa sempre foi um carro lembrado pela racionalidade, mas o desenho controverso ofuscava as suas qualidades. A nova geração chega importada do México com a missão de mudar a imagem do sedã compacto em nosso mercado ao apostar no visual totalmente renovado para também satisfazer o lado emocional do consumidor.
Vale destacar que o modelo antigo continua sendo fabricado em Resende (RJ). Agora chamado de V-Drive, ele é uma opção mais em conta voltada a frotistas, motoristas de aplicativos e taxistas (os preços vão de R$ 58.990 a R$ 79.490).
Visualmente, o novo Versa está alinhado à atual identidade da Nissan. A dianteira, com faróis estreitos e grade em formato de “V”, remete ao Kicks. De perfil, o teto rebaixado proporciona uma silhueta de cupê e ainda cria um efeito de encurtamento da traseira, que agora traz lanternas horizontais.
No geral, o Versa está bem mais harmonioso esteticamente, chega a parecer uma versão menor do sedã médio Sentra.
O interior também melhorou consideravelmente. A antiga cabine com elementos arredondados deu lugar a um ambiente mais agradável, tanto aos olhos quanto ao toque dos materiais de boa qualidade aplicados no acabamento.
No caso da versão topo de linha Exclusive (R$ R$ 92.990), a faixa de couro que atravessa todo o painel reforça o ar sofisticado (a peça pode ser bege ou preta - depende da combinação escolhida pelo cliente).
De resto, o quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas, entre outros componentes internos, como o volante e a alavanca de câmbio, são os mesmos utilizados no Kicks.
E isso ajuda quem está familiarizado com o SUV a se acostumar rapidamente com o Versa, apesar de o posto do motorista ser mais baixo (como deve ser em um sedã). As regulagens de altura e profundidade do volante têm boa amplitude e facilitam a tarefa do motorista na hora de encontrar a posição ideal de dirigir após se acomodar no confortável banco com efeito de gravidade zero.
Os passageiros do banco traseiro viajam com mais conforto, uma vez que o vão para as pernas está ligeiramente maior graças aos dois centímetros extras na distância entre-eixos. O espaço lateral também foi melhorado com a adoção da carroceria quase 5 centímetros mais larga.
Embora o teto esteja mais baixo por razões aerodinâmicas e de estilo, os ocupantes não correm o risco de raspar a cabeça devido à forração desenhada para otimizar o espaço. Os passageiros ainda podem recarregar seus celulares nas duas entradas USB localizadas entre os bancos dianteiros.
A central multimídia, com tela tátil de 7 polegadas, conta com mais uma entrada USB abaixo dos comandos do ar-condicionado digital. Na versão Exclusive, o equipamento é dotado de GPS nativo, que pode ser usado caso a navegação por aplicativos fique comprometida pela falta de sinal 4G.
Embora o nosso contato inicial com o novo Versa tenha sido em uma pista fechada no interior de São Paulo, foi possível perceber o quanto o sedã evoluiu no que diz respeito à qualidade de construção e nível de equipamentos.
O Versa ainda é um carro de tocada pacata e voltada ao conforto. As suspensões mantiveram o esquema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas receberam novas peças reforçadas e calibração mais firme para proporcionar um rodar mais assentado que o do modelo anterior.
No circuito preparado pela Nissan, o sedã se mostrou um carro bastante estável em curvas e mudanças bruscas de trajetória para desviar de cones. A boa aderência dos pneus Continental (medidas 205/50 R17), que calçam as rodas de 17 polegadas, também contribuiu para o bom comportamento do conjunto.
Confortável e bom de guiar, o Versa bem que merecia um motor com maior disposição para empurrar os seus 1.137 kg. Os 114 cv de potência e 15,1 kgf.m de torque do propulsor 1.6 flex aspirado são suficientes para o uso cotidiano, mas é notória a falta de força em acelerações mais fortes e retomadas se comparado aos motores turbinados de alguns concorrentes.
Nem mesmo o modo esportivo e o efeito de simulação de marchas a partir de 3.000 rpm são suficientes para amenizar esse desempenho “anestesiado”.
Segundo os dados de fábrica, o novo Versa acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.
As medições de consumo do Inmetro são de 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Abastecido com etanol, o sedã automático faz 8 km/l em ciclo urbano e 10 km/l em percurso rodoviário.
Em contrapartida, o Versa Exclusive traz um interessante pacote de equipamentos de segurança, com direito a sensor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência. Os airbags frontais, laterais e de cortina, além dos controles de estabilidade e tração, são de série desde a versão de entrada.
Em sua versão mais completa, o sedã ainda traz retrovisores com aquecimento para evaporar gotas de chuva, câmera com visão em 360º e detecção de objetos em movimento, alertas de colisão e tráfego cruzado e aviso contra o esquecimento de crianças e objetos no banco traseiro.
A renovação deixou o Versa um carro mais atraente e competitivo. Merece ser colocado entre as opções de compra só por disponibilizar seis airbags em todas as versões. O acabamento interno superior ao da concorrência e as assistências de condução da variante mais cara também são argumentos para considerá-lo em sua garagem.
O motor 1.6 aspirado destoa um pouco dessa evolução, mas ele dá conta do recado para quem não faz tanta questão do desempenho extra de um propulsor turbinado.