Eu sei que é clichê falar, mas eis aqui o novo Aston Martin Valhalla, um carro de corrida para andar nas ruas. O novo superesportivo da marca inglesa foi revelado oficialmente com especificações impressionantes. São 950 cv de potência híbrida, 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e diversos componentes de carros de competição.
Com visual parecido com um carro de corrida, o Valhalla ficará posicionado abaixo do superesportivo Valkyrie. Ainda assim, não veio para ser acessível. Como dito anteriormente, o modelo usa um propulsor híbrido.
Além dos já comentados 950 cv de potência, o superesportivo entrega 101,9 kgf.m de torque. Insano! A maior parte da potência é proveniente de um motor V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-AMG, que gera 750 cv. Outros dois motores elétricos, um para cada eixo, são responsáveis por gerar 204 cv, que resultam na potência final.
Apesar de ser equipado com tração integral, o Valhalla prioriza o uso da força nas rodas traseiras. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem e oito marchas, desenvolvido pela Aston Martin exclusivamente para equipar seus supercarros. Uma curiosidade fica por conta da marcha ré. Ela é acionada apenas pelos motores elétricos, e não pelo motor a combustão.
Apenas em modo elétrico, o Valhalla tem capacidade para rodar cerca de 15 quilômetros e atingir a velocidade máxima de 130 km/h. O modelo tem velocidade máxima divulgada de 330 km/h.
As rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira. O modelo teve seu chassis totalmente desenvolvido em fibra de carbono. A suspensão usa o mesmo sistema de carros de Fórmula 1 e os freios são de carbono-cerâmica, os mais potentes possíveis para frear o esportivo.
Apesar de não divulgar o preço do modelo, a Aston Martin revelou que tem como objetivo fazer uma volta de 6 minutos e 30 segundos em Nürburgring, lendário circuito alemão onde vários modelos são testados. Essa marca é 13 segundos mais rápida do que o do atual recordista, o Mercedes-AMG GT Black Series (6min43s). Aguardaremos cenas dos próximos capítulos.