Você viu aqui no WM1 como será a nomenclatura dos carros da Audi a partir de agora. O primeiro lançamento foi o A5, 15 dias atrás. O modelo tem versões com motor a combustão e híbridas, e pode ser um sedã ou uma perua.
Esta semana foi a vez do Audi A6 - e se você está por dentro das notícias, sabe que daqui em diante todo carro da marca das quatro argolas com final numérico par será 100% elétrico.
Pois este é o novo Audi A6, que agora passa a se chamar A6 e-tron e chega nas carrocerias sedã (Sportback, com caimento acupezado) e station wagon (Avant). A apresentação da linha 2025 teve até uma versão esportiva, a S6, que também conheceremos a seguir.
É mais uma novidade do Grupo Volkswagen feita sobre a plataforma PPE (de Plataforma Elétrica Premium) - a mesma usada pela Porsche e que também já serve ao SUV Q6 e-tron.
Visualmente, a dupla continua bastante fiel às linhas apresentadas pelo A6 e-tron Concept, o protótipo apresentado em 2021 pela empresa. Isso explica os quase que inacreditáveis coeficientes aerodinâmicos - cx de 0,21 do sedã-cupê e de 0,24 da perua.
Com boa quebra do vento, há melhora no consumo. De acordo com a Audi, o A6 e-tron Sportback tem até 750 quilômetros de autonomia - a perua fornece 720 quilômetros.
Esteticamente, aliás, a dupla virá - como não poderia deixar de ser - recheada de luxo e tecnologia. Haverá LEDs por toda a parte, display integrado digital que unirá o quadro de instrumentos com tela de 11,1 polegadas à central multimídia (com tela de 14,5 polegadas); head-up display e até uma tela menor, de 10,9 polegadas, para o carona que vai na frente.
De acordo com a Audi, o sistema será compatível com ChatGPT e, portanto, fornecerá aos ocupantes essa inteligência artificial - feita por comandos por voz - e receberá atualizações via internet.
Feito, como dito, sobre a mesma plataforma elétrica que produz o Porsche Macan EV, o novo Audi A6 terá duas opções de potência.
Nas configurações e-tron tradicionais, A6 Avant e A6 Sportback, terá apenas um motor traseiro com 387 cv de potência, que é capaz de fazê-lo arrancar de zero a 100 km/h em 5,4 segundos e chegar à velocidade máxima 210 km/h.
Já na linha S6 (também Avant ou Sportback) são dois motores (um em cada eixo), que geram potência de 417 cv. Com tração nas quatro rodas, é capaz de arrancar de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e de atingir 240 km/h.
Nas duas variantes, seja na mais fraca (A6) ou na mais potente (S6), a autonomia declarada pelo ciclo WLTP (europeu) é o mesma: 670 quilômetros no sedã e 640 na perua.
Para entregar esses números, o Audi A6 tem estrutura de 800 Volts e baterias modernas, com 12 módulos e 180 células, que juntas têm capacidade bruta de 100 kWh. Na prática, aceitam recargas de até 270 kW, o que significa recuperação de bateria de 10% a 80% em menos de 20 minutos.
As encomendas começarão em setembro para o mercado europeu. Por aqui, sua estreia está prevista para o segundo semestre de 2025.