A Audi já iniciou a entrega das primeiras unidades do e-tron Sportback em algumas concessionárias de sua rede. O modelo já estava em pré-venda pelo preço de R$ 511.990 e é o segundo veículo 100% elétrico da marca alemã - o outro é o utilitário esportivo de mesmo pré-nome, que foi lançado em abril.
A grande diferença, além do preço, é que o e-tron Sportback é um SUV-cupê. O estreante usa os mesmos dois motores elétricos - um em cada eixo - do irmão, com potência combinada de 408 cv e 67 kgf.m de torque.
O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e pode ser plugado a uma tomada convencional de 110V. Nesses casos, obviamente, a lógica de recarga é outra: em oito horas ligado, o veículo garante mais 86 km de autonomia, em média. Mas há os carregadores rápidos da Audi, em que 80% da peça é "abastecida" em apenas 30 minutos.
Pelos padrões do ciclo europeu WLTP, o Audi e-tron Sportback promete autonomia total de 446 quilômetros quando com a bateria totalmente cheia. Segundo o fabricante, o 0 a 100 km/h pode ser feito em 6,8 segundos e a velocidade máxima fica em 190 km/h.
Vale lembrar que, no Brasil, a Audi trabalha em parceria com outros fabricantes de automóveis e empresas de energia no desenvolvimento de uma rede de recarga ultra rápida, que prevê um total de 30 pontos pelo país.
A marca também diz que 14 concessionárias estão habilitadas para comercializar o e-tron Sportback. Elas ficam em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina (PR), Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Vitória, além de quatro unidades em São Paulo.
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