Audi exibe Grandsphere concept elétrico e autônomo

Segundo carro-conceito da família "sphere" é mostrado no IAA 2021, em Munique, e tem conforto de voo de primeira classe

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi exibe Grandsphere concept elétrico e autônomo
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi apresenta no IAA 2021 (o Salão da Alemanha, que sempre foi em Frankfurt e a partir deste ano acontece em Munique) o segundo de três novos carros-conceito batizados de "sphere", que formarão uma família. Este, revelado nesta sexta-feira (3), chama-se Grandsphere concept e tem foco no luxo: de acordo com a empresa, o modelo oferece o mesmo conforto que um voo de primeira classe.

Com 5,35 m de comprimento, o carro terá nível 4 de direção autônoma e por conta disso não terá volante, pedais ou displays. Com amplo espaço interno, o banco do motorista, a partir disso, vira o assento de um lounge de primeira classe com o máximo possível de espaço, vista livres e acesso a todas as funções de um sistema digital holístico ao qual o Grandsphere se integra.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o Audi Grandsphere concept

O Grandsphere concept é mais uma amostra de como a Audi planeja criar tendências na indústria automotiva em direção à transformação tecnológica e novas ofertas de mobilidade. O que torna o modelo especial é o fato de que suas tecnologias e características de design devem estar presentes em veículos produzidos em série pela empresa em poucos anos, promete a Audi.

Além disso, assim como no Skysphere concept, apresentado na Califórnia, toda a família "sphere" – inclusive o terceiro, chamado de Urbansphere, que será apresentado em 2022 – é conectada por um conceito geral que é derivado da capacidade deles de dirigir de forma autônoma no nível 4.

Nesse sentido, a Audi trabalha em conjunto com a Cariad, empresa de desenvolvimento de software do Grupo Volkswagen, para introduzir essa tecnologia na segunda metade desta década.

Audi Grandsphere concept é a visão de sedã do futuro da marca: elétrico e autônomo
Crédito: Divulgação
toggle button

Interior de um carro autônomo de "nível 4"

Com o nível 4 de automação, é possível transformar o espaço interior em um confortável lounge, uma vez que o volante e os pedais são recolhidos. Isso abre novos níveis de liberdade aos passageiros, com uma ampla gama de opções para usar essa liberdade para experiências individuais variáveis: comunicação e relaxamento, trabalho ou retirada para uma esfera privada, conforme desejado.

Dessa forma, o Grandsphere concept deixa de ser estritamente um automóvel para se tornar um "dispositivo de experiência" - nas palavras da empresa. O carro-conceito é a visão de como a Audi definirá o luxo no futuro: experiências de alta classe, possibilitadas pela digitalização, bem como uma abordagem holística da sustentabilidade com o objetivo de neutralidade de carbono.

Os Audi Skysphere, Grandsphere e Urbansphere são os três carros-conceito que a fabricante alemã vai usar para mostrar sua visão de luxo progressivo futurística. No processo, a marca espera criar um propósito no veículo que vai além do mero fato de passar tempo no carro para chegar do ponto A ao ponto B, e além até da própria experiência de direção.

Audi Grandsphere concept é o segundo de três conceitos que a marca vai revelar como ideias para o futuro
Crédito: Divulgação
toggle button

Plataforma, bateria e carregamento

A plataforma do Grandsphere concept é a PPE (Premium Platform Electric), concebida exclusivamente para sistemas de direção elétrica alimentado por bateria e, portanto, aproveita ao máximo essa tecnologia. O elemento chave é um módulo de bateria entre os eixos, que armazena cerca de 120 kWh de energia. Um layout plano de bateria é possível porque a Audi usa toda a base do carro para tal.

Junto com as rodas grandes, isso produz proporções básicas que são perfeitas não apenas do ponto de vista do design - os principais benefícios incluem um interior longo e, portanto, espaço para as pernas em ambas as filas de bancos. Além disso, a ausência de uma caixa de câmbio e eixo cardã aumenta consideravelmente o conforto.

Apesar disso, o Grandsphere concept não vai renunciar ao sistema de tração quattro, que é essencial para a marca. Com motores elétricos separados e montados nos eixos dianteiro e traseiro, a ideia é ter um equilíbrio perfeito entre a dinâmica de direção e a eficiência energética. Os dois são capazes de fornecer potência total de 530 kW (715 cv) e torque de 97,9 kgf.m.

Dez minutos são suficientes para carregar o equivalente a 300 km. Em 25 minutos, a bateria enche de 5% a 80%
Crédito: Divulgação
toggle button

O coração do sistema é a tecnologia de carregamento de 800 volts. Como no e-tron GT, ela garante que a bateria possa ser carregada muito rápido. Isso permite tempos de recarregamento que se aproximam de uma parada para reabastecimento de um motor a combustão - dez minutos são suficientes para carregar o equivalente a 300 km. Em 25 minutos, a bateria pode encher de 5% a 80%.

Em termos de qualidades dinâmicas, o Grandsphere concept – como é típico para um carro elétrico – promete superar seus rivais equipados com motores de combustão. Graças ao alto torque, a aceleração de 0 a 100 km/h leva pouco mais de quatro segundos. A velocidade máxima, porém, não foi revelada - segundo a marca, ela é limitada para aumentar a autonomia.

Comentários