Os modelos Audi RS4 Avant , RS5 Coupe e RS5 Sportback vão ficar ainda mais esportivos. Os três modelos passam a ter direito, na Europa, a dois novos pacotes de opcionais chamados de Competition e Competition Plus para incrementar visual e desempenho. Já nos Estados Unidos será oferecido apenas o Plus, que acrescentará US$ 16 mil ao preços dos carros.
O Competition inclui o escape esportivo RS Sports Exhaust com duas saídas ovais maiores que as "normais", que segundo a marca proporcionam um ronco externo "mais intenso" e menos ruídos na cabine.
O pacote também inclui duas alterações no software de gerenciamento do motor e da transmissão. O resultado, diz a Audi, são trocas de marchas mais rápidas, diferenças mais evidentes entre os modos de pilotagem e o aumento na velocidade máxima limitada eletronicamente para 290 km/h.
Já o pacote Competition Plus inclui as suspensões RS Sport Pro, que têm molas com curso maior, barras estabilizadoras mais rígidas e ajustes manuais de pressão nos amortecedores - são três regulagens. Com esse kit, o carro já é rebaixado em 10 milímetros - e pode ser rebaixado em mais 10 milímetros.
O pacote Competition Plus também substitui a assistência de direção dinâmica por uma proporção fixa de 1:13,1. Além disso, o diferencial original da tração integral, a Quattro Sport, tem novo setup que privilegia o envio de força para as rodas traseiras
Para completar, o software do ABS é recalibrado e os discos de freios passam a ser de cerâmica, o que reduz o espaço de frenagem do carro a 100 km/h em cerca de 2 metros.
Os dois pacotes também incluem novos acabamentos externos na cor preta, fibra de carbono com acabamento fosco nas carcaças dos espelhos, no spoiler dianteiro, nas saias laterais, nas extensões das soleiras das portas e no difusor traseiro.
Opcionalmente os carros podem ganhar rodas com aros de 20 polegadas com acabamento Phantom Black.
No interior, os carros recebem painéis de porta na cor Black Piano e os bancos RS Sport passam a ter forração em suede e napa, além de cintos de segurança na cor preta com tavas na cor vermelha.
Sob o capô dos carrões, nada de mudanças. Os modelos usam o V6 de 2.9 litros, que rende 444 cv de potência e 60 kgf.m de torque. O desempenho, porém, ganha um tempero: o RS4 Avant vai de zero a 100km/h em 3,9 segundos (ganho de 0,2 segundos), enquanto o RS5 Coupe e o Sportback fazem o mesmo em 3,8 segundos (0,1 segundo mais rápido que nas versões "normais").