O novo Série 2 Gran Coupé começa a chegar ao Brasil. Com vendas previstas para o início de março, o cupê de quatro portas da marca alemã será vendido em duas versões. A 218i Sport GP é a de entrada, com preço de R$ 186.950. A versão mais nervosa, a M235i xDrive, estreia por aqui só em maio, por R$ 279.950.
Importado de Leipzig, na Alemanha, o novo Série 2 Gran Coupé segue a tendência dos cupês de quatro portas da BMW. Os faróis de LEDs têm desenho que se pronuncia sobre o capô e as laterais. Na grade frontal, os tradicionais "rins" estão integrados.
Na M235i, esta grade traz detalhes em aço escovado. O mesmo material é usado nas tomadas de ar no para-choque dianteiro e nas capas dos retrovisores.
As janelas laterais não têm molduras. Na parte de trás, destaque para o discreto spoiler na ponta do porta-malas e para as lanternas, que nascem na tampa traseira e se alargam conforme invadem a carroceria lateral. A M235i usa ponteira de escapamento em formato retangular e embutida na moldura do para-choque.
Na cabine, o bacana conceito Live Cockpit Professional. O quadro de instrumentos configurável aparece em tela de 10 polegadas. A central multimídia está em outra tela, também de 10".
A versão de entrada é equipada com o 1.5 biturbo retrabalhado. O três-cilindros gera 140 cv (4 cv a mais) e 22,2 kgf.m de torque entre 1.480 rpm e 4.200 rpm. A transmissão é automática de sete marchas e dupla embreagem. Com esse conjunto, segundo a BMW, o 218i Sport GP faz o 0 a 100 km/h em 8,7 s e chega à máxima de 213 km/h
Já o 2.0 quatro cilindros biturbo do M235i xDrive oferece 306 cv de potência e 45,6 kgf.m entre 1.750 rpm e 4.500 rpm. O modelo ainda usa tração integral, câmbio automático de oito marchas e controle de largada. Desta forma, promete o 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade final de 250 km/h.
Na parte de equipamentos, o novo Série 2 Gran Coupé vem com o BMW Inteligent Personal Assistant, que permite o controle de diversas funções do veículo por meio de comandos de voz e inteligência artificial. A tecnologia é aquela do novo Série 3, que aprende hábitos do motorista e adapta suas funções.
Tem ainda o assistente automático de estacionamento e o Reversing Assistant, que registra os últimos 50 metros percorridos pelo carro. Assim, o modelo pode refazer o trajeto em marcha-a-ré sozinho.
Outro item de série é o ConnectedDrive. Trata-se de um pacote que inclui Chamada de Emergência Inteligente, serviços on-line (notícias, clima etc), informações de trânsito em tempo real e ações remotas por meio de smartphones - contudo, só os modelos produzidos a partir de julho de 2020 terão preparação para Android Auto.